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Vrum responde: 07/09/2013

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

CUIDADOS
Como saber se o carro  oi recuperado?

Renato Abrahão - renato.abrahao@lin.jbs.com.br


O que acontece com o carro que foi danificado por qualquer situação, seja de transporte, enchentes etc? Como identificar se o carro zero já foi maquiado antes de entrar na concessionária? Tenho um conhecido que descobriu que a Ranger que ele comprou havia sido recuperada antes de ser entregue.

Para evitar o dissabor de comprar um carro que tenha sido recuperado, Renato, você deve fazer uma averiguação minuciosa na entrega, conferindo a pintura (preferencialmente à luz do dia), observando se há diferenças de tonalidade na cor ou ondulações na carroceria. Verifique também o compartimento do motor e o porta-malas, conferindo os pontos de solda. Puxe também as borrachas das portas para ver se têm emendas. Procure por restos de massa de polimento, que indicam que houve retoques na pintura. E não se esqueça também de conferir o histórico da documentação do carro para ter certeza de seus antecedentes.


NA TROCA
Pneus de marcas diferentes dá galho?

Fabíola Cristie Campos Lauterbach - fc.lauterbach@bol.com.br


Coloquei dois pneus novos no meu carro, sendo que os dois traseiros usados foram para a frente e os novos foram para o eixo traseiro. Os pneus não são da mesma marca, mas têm as mesmas características técnicas. Porém, notei que meu carro ficou desequilibrado. Parece que balança quando atinjo uma velocidade elevada. Isto é prejudicial? Na troca foi realizado o balanceamento.

Você agiu corretamente ao colocar os pneus novos no eixo traseiro, Fabíola, pois ali devem ficar os melhores. No caso de um pneu furado na frente você consegue manter o controle do carro, pois tem o volante em suas mãos. Mas se o pneu estoura na traseira, o motorista nada pode fazer. Quanto ao fato de colocar pneus de marcas diferentes, você deve evitar, pois há diferenças na composição da borracha e no desenho da banda de rodagem, detalhes que influenciam na performance do carro.


LIMPEZA
O que usar para retirar a ama e a poeira do carro?

Lucicleide Santos Vieira - cycleide12@hotmail.com


É aconselhável usar diesel misturado com óleo de motor embaixo do carro para conservar a lataria, já que resido em lugar de poeira e lama? Essas misturas auxiliam na conservação do carro? O que vocês recomendam nesse sentido, lembrando que moro em rua não asfaltada, com lama? A vaselina seria uma opção de conservação ou é mito?

Cara Lucicleide: você não deve usar nada além de água para limpar as partes baixas da carroceria do seu carro. Óleo ou vaselina serviriam apenas para agarrar ainda mais poeira. Vale lembrar também que produtos abrasivos corroem os componentes de borracha do carro. Portanto, use apenas água para retirar a lama e a poeira do seu carro. É só você fazer a limpeza periodicamente, sem deixar acumular sujeira.


MANUTENÇÃO
Troca do pivô é obrigatória no alinhamento?

Anderson Mendonça - anderson.mendonca@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Meriva 1.4 Econoflex 2009 e toda vez que mando alinhar e balancear o carro o profissional diz que preciso trocar o pivô. Ele balança a roda do carro para me mostrar que está com folga. O que causa esse problema? É realmente necessária essa troca? Faço alinhamento e balanceamento a cada três meses.

Olha, Anderson, talvez fosse interessante você trocar de mecânico, pois é no mínimo estranho o seu carro apresentar o mesmo problema toda vez que é feito o alinhamento e balanceamento. A troca do pivô se faz necessário caso você tenha passado em um buraco ou trafegado sobre piso muito ruim, forçando a suspensão. Caso contrário, é picaretagem!

DIRIGINDO
Piloto automático em subidas e descidas

Márcio Reis
marcioreis1957@hotmail.com.br


Comprei um Toyota Corolla SEG com câmbio e piloto automáticos. Posso usar o piloto automático quando estiver trafegando em estradas com muita subida e descida? Nesta situação ele reduz muito as marchas para segurar a velocidade exigida. Isso força o motor e o câmbio.

Oi, Márcio. O controlador de velocidade ou piloto automático deve ser usado preferencialmente em estradas, quando o veículo atinge a chamada velocidade de cruzeiro. Ou seja, quando você vai trafegar por um longo trecho sem precisar alterar a velocidade. Mas se o sistema reduz as marchas para manter a velocidade programada, não tem problema. Afinal, o câmbio e o motor foram preparados para isso.

FLEX
Qual combustível usar esse tipo de motor?

Ronny C Moreira - cbcledson@yahoo.com.br


Comprei um carro flex e gostaria de saber se devo usar só gasolina ou só etanol. Ou posso intercalar ambos, pois a gasolina lubrifica e o etanol corrói.

Olha Ronny, primeiramente, você está equivocado em relação aos combustíveis, pois não é verdade que gasolina lubrifica e etanol corrói. E saiba que os carros com motor flex podem ser abastecidos com gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Esses motores são preparados para receber qualquer um desses dois combustíveis e, teoricamente, devem apresentar bom funcionamento com ambos.