A Volvo fez sua história com base em modelos menores, mas desde os anos 80 tenta emplacar com um modelo de base, algo que conseguiu com o C30. Baseado sobre o Ford Focus (a americana era então a dona da Volvo, atualmente nas mãos da chinesa Geely), o modelo lançado em 2006 não chegou a ser uma revolução no desenho da Volvo (a %u201Crevolvolução%u201D foi engatilhada pelo S60), mas foi muito bem aceito em comparação ao antecessor 480. Ainda assim, o estilo mais ousado foi uma das armas para conquistar os jovens compradores europeus, dado o fato que a marca sueca costuma atrair compradores com bem mais de 40 anos.
Parece que os jovens continuam a ser o alvo do novo C30. Ou melhor, do curioso V40 apresentado pelas duas primeiras imagens oficiais - V é a letra usada pela Volvo para designar stations wagons. Misto de hatchback com perua (alguém falou Audi A3 Sportback?), o carro promete ceifar o principal ponto fraco do C30: a ausência de gama, já que a oferta é limitada ao hatchback duas portas. Com isso, o modelo concorrerá em pé de igualdade não apenas com o novo A3 (que tem até um crossover na gama), como também segurar as pontas contra o BMW Série 1 de segunda geração. De quebra, pode substituir os combalidos S40 e V50 de 2005, que ficaram desatualizados perante o resto da gama - foram os únicos que não adotaram a nova dianteira, estendida até ao cupê cabriolet C70).
Se a dianteira não inova em relação aos novos Volvo (como o S60 e o crossover XC60), a seção lateral tem vincos bem demarcados, além de ombros laterais pronunciados. Os pequenos vidros vigia nas colunas dão um ar dinâmico, fugindo do perfil tradicionalista de uma perua. A traseira tem as tradicionais lanternas mais largas na base, que se prolongam até o topo das colunas traseiras. A tampa do porta-malas não é totalmente em vidro, mas parece ser bipartida, em nome da facilidade de carregamento, além de ter chapa côncava. Maiores informações, só mais próximo do Salão de Genebra, que abrirá as portas no dia 8 de março.