Cada vez mais presente no mercado norte-americano, a Volkswagen levou ao Salão de Detroit mais um conceito que se destaca pela economia de combustível. Em uma escalada, que começou no conceito L1, a marca trouxe um modelo que, além de viável, parece pronto para a produção. Batizado simplesmente como como New Compact Coupe, o carro é capaz de conjugar esportividade a baixos índices de consumo e emissões. Equipado com um propulsor TSI 1.4 de 150 cv de potência e 22,4 kgfm que trabalha associado a um motor elétrico de 27 cv, o cupê é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 227 km/h. Tudo com uma média de consumo de até 23,8 km/l de gasolina e 98 g/km de CO2 ? dióxido de carbono. Números que se não superam os apresentados pelo Up! Lite Concept, revelado em Dezembro no Salão de Los Angeles, impressionam principalmente pelo fato de se tratar de um motor a gasolina, e não a diesel como nos demais conceitos ultraeconômicos da marca.
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Contribui para o consumo reduzido e bom desempenho o câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que administra a força despejada nas rodas dianteiras com o auxílio de controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O cupê pode funcionar apenas no modo elétrico, com a energia provida por uma bateria de íons de lítio localizada na parte traseira do carro. Neste modo, o motor a combustão interna não é apenas desligado, mas também desacoplado da transmissão pela embreagem, para evitar perdas em consumo provocadas pelo arrasto mecânico. O mesmo ocorre quando o motorista alivia o pedal do acelerador, mesmo em altas velocidades. A energia cinética gerada em frenagens também é armazenada na bateria.
Longe de parecer um carro meramente conceitual, o Compact Coupe tem um estilo que mescla os elementos frontais da sexta geração do Golf, com direito a faróis delineados por uma fileira de LEDs, e adicionam um terceiro volume cujas lanternas, também formada por LEDs, e caimento são semelhantes às linhas do Audi A5. Os modelos se diferenciam pela queda do teto e desenho da janela lateral, que mais se assemelha à clássica solução dos BMW. Colaboram para o ar esportivo as rodas de alumínio aro 19.
Com 4,54 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e apenas 1,41 m de altura, esse cupê tem espaço para quatro passageiros, acomodados em poltronas individuais. No interior, o painel com linhas retilíneas e horizontalizadas remete aos antigos Volkswagen. Os bancos são revestidos em couro branco, que combinam com a porção superior do painel e portas em cinza claro, um tom contrastante com as molduras escurecidas do console central. Os passageiros traseiros sentam em bancos divididos por um prolongamento do console central, que conta com compartimentos para objetos, descansa braço e um painel de controle do ar-condicionado. O porta-malas comporta razoáveis 380 litros de bagagem. A Volks destaca o padrão de montagem e acabamento, que em nada lembram o improviso de alguns consoles. Além dos conceitos, a marca irá lançar em breve a Touareg Hybrid, o primeiro híbrido em série da marca.