A Volkswagen Brasil vai receber R$342 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para custear a produção de dois veículos - um sedã médio e um subcompacto – e para modernizar (face lift) modelos produzidos pela empresa no país.
Veja mais fotos do Volkswagen Up!
A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (09), pela diretoria do BNDES. De acordo com o comunicado, a parceria tem o objetivo de ' aprimorar tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países', tendo a Europa como referência.
Estão previstas alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores nos veículos da Volkswagen. Também haverá investimento para aprimorar a engenharia e o design dos veículos.
O modelo em questão é o Up!, que está previsto para estrear no Brasil em 2014. Na Europa, ele é vendido com motor 1.0 de três cilindros de 60 cavalos e 75 cv. A própria Volkswagen afirmou que o Up! terá o público jovem como foco, que pretende comprar o primeiro automóvel.
Equipamentos inéditos no segmento
A versão básica (9.800 euros ou R$ 23.500) surpreende pelos equipamentos de segurança: freio automático diante de um obstáculo no trânsito urbano (único na categoria), direção elétrica, airbags frontais e laterais, freios com ABS, ESP e sistema Isofix para cadeirinhas. E, pagando mais pelas versões mais sofisticadas, o carro vai incorporando os mesmos equipamentos de conforto e segurança que um luxuoso (e caro) Passat. Chegando a razoáveis 14.800 euros (R$ 35.500) .
O VW UP! nasceu para substituir o Fox na Europa, que não andava vendendo bem. A apresentação mundial mundial do Up! foi em Roma em outubro de 2011. Apesar do projeto moderno, de um bem bolado motor 1.0 de três cilindros (65 ou 75cv), bom espaço e acabamento, ele chega no mercado europeu abaixo da linha “mágica” dos 10 mil euros, concorrendo com Citroën C1, Peugeot 107, Renault Twingo, Fiat Panda, Kia Picanto, Ford Ka e Chevrolet Spark (nosso futuro Celta). É como se fosse uma versão moderna do Fusca (ou, mais recentemente, o Lupo ou Fox) e, para isso, tem uma imbatível relação custo/benefício.
O jornalista Boris Feldman já dirigiu o Up!. Veja no vídeo as impressões dele sobre o carro: