UAI

Volkswagen perde espaço e Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil

Pela primeira vez um comercial-leve supera vendas de um carro de passeio. Reinado de 27 anos como mais vendido do Gol começa a ser balançado

Publicidade
Foto:

Strada liderou as vendas em março

O balanço do número de emplacamentos de veículos trouxe fatos inéditos em março. A picape Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil, com 13.019 unidades emplacadas. É a primeira vez que um comercial-leve conquista essa posição. Já o Fiat Palio foi o veículo de passeio mais vendido do mês passado, com 12.856 unidades comercializadas. Pior para a Volkswagen, que caiu nas vendas.

 
 




O Fiat Palio ficou na segunda posição de vendas do mês

O Gol foi o terceiro veículo mais vendido do país com 12.529 unidades, perdendo para os dois modelos da marca italiana. O hatch compacto da Volkswagen é o veículo mais vendido no Brasil há 27 anos, mas agora parece perder o fôlego e pode ser destituído do trono. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Veja fotos do VW Gol


A principal causa para a derrocada do Gol é que o grande investimento da marca no Brasil ainda não "pegou". O Volkswagen up! registrou somente 3.517 unidades. Ao aposentar o veterano Gol G4, o subcompacto também tirou do mercado um dos veículos mais vendidos e que somava bons números no balanço final.

Volkswagen Gol foi o terceiro mais vendido



Entre os comerciais leves, a Fiat Strada mantém a folgada liderança, fazendo a rival Saveiro comer poeira. A diferença entre as duas picapes é de 8.644 veículos. O terceiro colocado neste segmento foi a picape Montana, da Chevrolet, com 3.157 emplacamentos em março

Nos carros leves, o Chevrolet Onix também cresce nas vendas e terminou o mês na quarta posição, com 12.199 unidades vendidas. Outro representante da Fiat aparece entre os cinco mais vendidos, o Uno e seus 10.275 emplacamentos, que o levou ao quinto lugar. Lembrando que as marcas tinham até dia 31 de março para vender as unidades 2013/2014 fabricadas no ano passado e que não tinham os obrigatórios ABS e airbag duplo.

Recém-lançado, o up! só apareceu na 16ª posição



Estratégias e resultados diferentes
A obrigatoriedade de freios com ABS e airbag duplo em todos os carros no Brasil, em vigor desde primeiro de janeiro de 2014, fez as marcas líderes no mercado reverem as estratégias de vendas. O Fiat Mille e o Volkswagen G4 tiveram que se aposentar, além da clássica Kombi. Ambos veículos atuavam em dobradinhas de sucesso: Novo Uno/Mille e Gol/Gol G4 somavam boas vendas no país.

A Fiat aposentou o Mille e colocou no lugar um velho conhecido, o Palio Fire com carroceria da segunda reestilização da primeira geração, com assinatura do estúdio Italdesign Giugiaro. Já a Volkswagen apostou no subcompacto up!, que exibe excelente pacote tecnológico e de segurança, mas com preço salgado para um veículo 1.0.

Nesse primeiro round, a estratégia da Fiat está dando melhores resultados. No entanto, a Volks já começa a se mexer: lançou um motor 1.6 mais moderno, com 14 cv a mais que o anterior e que agora se equipara em desempenho com o bloco equivalente da Fiat. Deve desembarcar ainda nesse mês a versão duas portas e mais barata do up!. Por outro lado, o novo Ford Ka pode incomodar entre os veículos de entrada. Cenas dos próximos capítulos.

*Com Marcello Oliveira