UAI

Volkswagen inicia campanha para motores defeituosos

Casos polêmicos de falha no motor EA-111 1.0 motivaram o chamado de aproximadamente 400 mil carros entre Gol, Voyage e Fox

Publicidade
Foto:

Após uma série de casos envolvendo falhas no motor EA-111 1.0 da Volkswagen, a marca iniciou a convocação de cerca de 400 mil veículos equipados com o propulsor, entre Gol, Voyage e Fox. A marca já havia admitido que a falha foi provocada pela troca do lubrificante especificado para essa motorização, o que causou problemas como o aumento de ruído ou, até mesmo, a quebra. A especificação do óleo foi trocada pela marca em março de 2008, que coloca a culpa no fornecedor do óleo, não revelado. O lubrificante em questão perdia as suas propriedades originais ao reagir com o álcool combustível.

Embora a Volkswagen não configure o chamado como um recall, os modelos irão passar por uma revisão nas concessionárias da rede, em um procedimento conhecido como ?recall branco?. O procedimento envolve a troca do óleo lubrificante, além de diminuir o intervalo para a troca de óleo para intervalos de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados ? o que vier antes. Durante o lançamento do Fox reestilizado, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, anunciou que a marca irá solucionar o defeito e estender a garantia desses motores de três para quatro anos. A Volks coloca à disposição dos proprietários o telefone (0800) 019-5775 para dúvidas.

Leia a reportagem/denúncia de casos de falha de motor do Gol!.