Quando foi lançado no Brasil, em setembro de 2013, a sétima geração do Golf reanimou uma legião de fãs do modelo, especialmente os que buscavam a esportividade da versão GTI, que só apareceu em dezembro do ano passado. Parece que a estratégia de marketing em adiar por uns meses a vinda dele deu certo pois é raro de encontrá-lo a pronta entrega nas concessionárias. Hoje, por um preço que parte dos R$ 100 mil, a compra do GTI é racional?
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Analisando o mercado, percebe-se que o modelo tem até uma boa liquidez. Por ser escasso nas revendas a pronta entrega, quem tem um seminovo para vender acaba conseguindo um bom valor. Em classificados na internet, é comum ver modelos usados e básicos, apenas com o teto solar como opcional, sendo anunciados por valores entre R$ 102 mil e R$ 106 mil. Um 0km é oferecido por R$ 104.771 ou R$ 100.470 sem o teto (valores apurados em concessionária - no ano passado, o preço era de R$ 94,9 mil). Mas achar um novo nesta configuração é missão praticamente impossível. Pesquisamos cinco concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e nenhuma delas tinha o GTI para entrega imediata e no caso de encomendar uma unidade na configuração básica, levaria em média 60 dias.
Por outro lado, tudo que encontramos em um Golf GTI, podemos ter no modelo Highline, cerca de R$ 30 mil mais barato. O desempenho não é descomunal como no GTI, mas surpreende qualquer motorista acostumado com um carro concorrente.
Conheça mais o Golf GTI no teste feito por Emílio Camanzi para o Programa Vrum
GTI x Highline
Antes de apertar a mão do vendedor da concessionária fechando o negócio tomado pelo calor da emoção do momento, analise friamente se um GTI realmente valerá a pena para o seu uso ou se será apenas uma ostentação entre seus amigos. Se esse é o seu sonho de anos e dinheiro não é o problema, ou se você se preocupa muito mais com um desempenho impecável do que itens de conforto e tecnologia, vá em frente com o GTI e talvez até encontrará uma unidade com o pacote básico até mais barata do que o Highline com todos os opcionais, que chega a custar R$ 110 mil. Por esse valor você consegue levar o GTI básico (sem couro, sem xenon, sem Led, sem bancos elétricos e etc) com pintura metálica e teto solar, mas sobra um 'troco' para ajudar nas despesas de seguro ou IPVA.
Se você já se decidiu pelo Golf pela qualidade em sua construção, tecnologia de ponta e design atual, mas fará um esforço financeiro para comprá-lo, recorrendo a financiamentos, nem peça para ver o GTI. Neste caso, opte pela compra racional enquadrada em seu perfil. Certamente o Golf Highline te atenderá muito bem. Vale lembrar aqui que o Golf Highline vem com motor 1.4 Turbo de 140 cv e 25,5 kgfm de torque, que estão inteiramente disponíveis em baixa rotação, privilegiando um bom desempenho e baixo consumo de combustível, principalmente em trânsito urbano.
Básico, Exclusive ou Premium?
GTI escolhido, é hora de estudar as configurações. São três opções: básica, Exclusive e Premium. Confira no quadro abaixo o que cada uma oferece:
CONFIGURAÇÃO - GOLF GTI | ITENS |
Básico | - ABS com EBD - 7 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista) - Alerta de perda de pressão dos pneus - Ar condicionado digital com duas zonas - Transmissão Automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic - Bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS" - Piloto automático - Descanso de braço dianteiro central com porta objetos, regulagem longitudinal e de altura e difusores de ar - Display multifuncional/computador de bordo "Colour" - Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico) - Faróis com função "Coming & Leaving home" - Faróis de neblina - Freio de estacionamento eletrônico com função "Auto Hold" - Lanterna de neblina - Sensores de chuva e crepuscular - Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro "Park Pilot" - Sistema de alarme com comando remoto "Keyless" - Sistema Infotainment "Composition Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sensor de aproximação e Bluetooth - Vidros dianteiros e traseiros elétricos, com função "one touch"
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Exclusive – R$ 16.171 | Todos os itens da configuração básica %2b
- Ajuste automático de distância ACC "stop & go" - Assistente de luz dinâmico "DLA" - Comando de voz - Câmera multifuncional - Farol duplo de xenônio para luz baixa e luz alta com farol LED diurno e farol inteligente - Regulagem dinâmica da luz alta "Dynamic Light Assist" - Revestimento interno de couro com aquecimento dos bancos dianteiros - Seleção do perfil de condução "Mode" (Normal, eco, esporte e individual) - Sistema Infotainment "Discover Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sistema de navegação e Bluetooth - Sistema Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão para partida do motor) - Sistema limpador dos faróis |
Premium – R$ 31.340 | Todos os itens das duas configurações acima %2b
- Apoio lombar no lado do motorista ajustável eletricamente - Banco do motorista com ajustes elétricos - DVD player e duas entradas para cartão SD - Detector de fadiga - Pacote de som digital mais subwoofer - Park Assist 2.0 com câmera traseira - Sistema de navegação "Discover Pro"
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Para não errar na escolha, é bom sempre lembrar que o Golf GTI já vem muito bem equipado desde sua versão de entrada e que custando R$ 100 mil, é o mesmo carro que pode te custar mais de R$ 130 mil colocando alguns equipamentos que você poderá nem usar. A matemática fica ainda mais discrepante se colocarmos na conta as versões Comfortline e Highline. Entre duas opções de motores e equipamentos opcionais de conforto, conveniência, estilo, há uma diferença de mais de R$ 60 mil entre a versão mais barata e a mais cara.
Veredicto
Com um motor 2.0 Turbo de 220 cv e incríveis 35,5 kgfm de torque, o Golf GTI é puro prazer em dirigir e um convite quase irrecusável para acelerar. Sua velocidade máxima é de 244 km/h e chega aos 100 km/h em 6,5 segundos. Seus números de desempenho são melhores que alguns modelos de marcas premium, como o BMW 320i, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3 Ambition. Os preços de ambos estão dentro do que pede um Golf completo. Neste cenário, o Golf GTI é o melhor negócio. Se esportividade é o seu principal apelo, então o GTI é o carro! Em todo modo, a escolha dele é puramente emocional, mas dentro disso é possível optar pelo que o mercado absorve com mais facilidade, ou seja, aquele que é mais procurado nas concessionárias. O GTI Exclusive, o intermediário da linha, que custa em média R$ 116 mil, é o que apresenta a melhor relação custo-benefício, mas não esqueça o teto solar. O acessório que está na moda e, visualmente, fica bem em um carro esportivo, vale R$ 4,5 mil.
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