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Volkswagen Golf de primeira geração sai de linha

Modelo produzido na África do Sul ganha série especial de despedida

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Não é só no Brasil que as gerações mais antigas do Golf ganham sobrevida. Na África do Sul a primeira geração do hatch, rebatizado como Citi, se despede da linha de montagem apenas agora, após 25 anos de produção. Para marcar a data a Volks lançou no país uma edição especial do modelo, batizada como Citi MK 1. Com produção limitada a apenas 1 mil unidades, a série vem nas cores azul metálica ou preta.

O modelo mantém a reconhecida agilidade garantida em grande parte pelo motor 1.6 8 válvulas que entrega 100 cv de potência a 5.400 rpm e 14,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. Com um câmbio de cinco marchas, o diminuto modelo de 3,81 metros acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e para de acelerar aos 180 km/h, um desempenho comparável aos primeiros Golf GTI.

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A série MK 1 vem equipada de série com detalhes esportivos como rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/50, lanternas traseiras escurecidas e faixas decorativas nas laterais. A suspensão foi enrijecida e rebaixada em relação aos modelos equipados com motor 1.4. O habitáculo conta com bancos revestidos parcialmente em couro com costuras pespontadas em vermelho, pedaleiras em alumínio . E, além de plaquetas com o número de identificação de cada unidade e emblemas com a inscrição da versão, os colecionadores irão ser agraciados com detalhes saudosistas, como a manopla de câmbio que imita uma bola de golf.

Colunas traseiras largas são uma das marcas registradas do Golf



O hatch foi lançado no país africano em 1984, ano em que a mesma geração cedia lugar a uma versão mais nova na Alemanha. Embora estivesse desatualizado em relação a Europa, que convive com a sexta geração do Golf, o Citi ao menos trazia alguns toques de modernidade, tal como a oferta de airbag para o motorista como item de série em qualquer versão.