O espírito aventureiro tomou conta da Volkswagen na Europa. Após antecipar o CrossPolo, foi a vez do Golf ganhar pela segunda vez o mesmo prefixo, que já havia aparecido na quinta geração do médio em 2006. Como antes, a versão aventureira foi criada com a base do Golf Plus, uma espécie de monovolume do hatch, que também pode ser vista como um conceito "high roof", de teto alto e maior espaço para os passageiros. O carro, que estará a venda a partir de abril, será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, que abre as suas portas aos jornalistas no próximo dia 2 de março.
Veja mais fotos do Volkswagen CrossGolf!
O visual apela para as mesmas alterações exibidas pelos demais aventureiros da linha Volkswagen, renovados também no Brasil com o CrossFox e Saveiro Cross. Os detalhes cosméticos incluem faróis com máscaras negras, grade exclusiva com dois filetes e para-choques reforçados com faróis auxiliares, detalhes de plástico prateado e entrada de ar com grade em colmeia. As molduras de caixa de roda são continuadas visualmente pelas saias laterais no mesmo material. Atrás o para-choque também exibe detalhes prateados, presentes também nas barras longitudinais do teto. A altura de rodagem aumentou em 2 centímetros, para 11,1 centímetros. Insuficiente para superar as nossas crateras. As rodas são aro 17 com acabamento especial, as mesmas do CrossPolo.
O aventureiro de aparência conta com cinco opções de motores, todos com injeção direta de combustível. O motor 1.4 TSI aparece em três versões, duas menos potentes, com 105 cv e 122 cv, e outra que além do turbo recebe um compressor mecânica, o suficiente para 160 cv e 24,4 kgfm de torque, o suficiente para empurrar o CrossGolf aos 207 km/h. Há também dois turbodiesel, ambos com injeção direta common rail, um 1.6 de 105 cv e outro 2.0 de 140 cv, com 32,6 quilos de torque a baixas 1.750 rotações. Afora o 1.4 TSI de 105 cv, todos os outros motores oferecem como opcional uma caixa manual automatizada de sete marchas em substituição ao câmbio mecânico de seis marchas.
Internamente o CrossGolf traz bancos esportivos e revestimento em dois tons, com a faixa central em cinza claro. Estão presentes os já esperados elementos personalizados desse gênero de veículo, como os bolsos para a acomodação de objetos nas laterais e na parte de trás dos bancos. As soleiras das portas trazem a inscrição com o nome da versão, repetida nas laterais da carroceria e na tampa do porta-malas. O compartimento de bagagens varia de acordo com a regulagem longitudinal do banco traseiro: pode ir de 395 a 540 litros.
O pacote de série é bem completo e inclui entre os principais itens de aparência faróis com luzes de rodagem diurnas, lanternas em LEDs, vidros verdes. Além de equipamentos de conforto como ar-condicionado digital, volante ajustável em altura e inclinação, direção assistida, display multifuncional no painel, entre outros. Como opcionais, o carro pode ser equipado com faróis de xenônio adaptativos, revestimento em couro do interior e assistente de estacionamento capaz de auxiliar ativamente nas manobras. Tudo para enfrentar alguns obstáculos com comodidade.
Volkswagen lança Saveiro Cross!.
Leia mais sobre outros lançamentos do Salão de Genebra
Alfa Romeo Giulietta.
Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.
Audi A1.
Audi RS5.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Fiat Punto Evo e 500C Abarth.
Hyundai i-flow.
Honda 3R-C.
Kia Sportage.
Lexus CT200h.
Lotus Elise 2011.
Lotus Evora 414E Hybrid.
Mansory Rolls-Royce Ghost.
Mazda5.
Mazda6.
Mercedes-Benz F800 Style.
Mini Countryman.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volvo S60.