Para alguns donos de automóveis, estacionamentos comerciais causam tremores. Uma reação esperada, dadas as maiores possibilidades de danos à propriedade. As causas são variadas e vão desde uma manobra mal calculada a uma abertura descuidada de uma porta, sem se esquecer dos carrinhos de compra desgovernados. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista britânica What Car? no seu site, 63% dos motoristas não confessariam que causaram algum dano a outro veículo estacionado. Apenas 37% dos pesquisados afirmaram que confessariam enquanto 18% admitiram que, caso causassem algum tipo de prejuízo, simplesmente cravariam o pé no acelerador. Do total, 45% dos entrevistados ficaram divididos: poderiam admitir, mas isso dependeria da avaliação do dano causado.
Na Grã-Bretanha, fugir do local de acidente é um crime punido com pontos na carteira, uma grande multa ou, em casos mais graves, um encarceramento de até seis meses. "Estamos chocados com a falta de honestidade entre alguns motoristas. Sim, reparar alguns amassados de estacionamento pode ultrapassar algumas centenas de libras, especialmente com a maior quantidade de carros que possuem para-choques pintados na cor do veículo e sensores de estacionamento. Contudo, hoje em dia existem algumas formas de reparo mais inteligentes, que podem reparar arranhões por uma fração desse custo", garante o editor da publicação, Steve Fowler.
Para evitar dor de cabeça, a What Car? e o Vrum listam alguns conselhos para não se tornar vítima de danos ou de ladrões nesses estacionamentos. Veja também os vídeos.
- Estacione em áreas bem iluminadas
- Acenda os faróis ao circular em um estacionamento.
- Se precisar, peça para alguém lhe auxiliar do lado de fora do veículo.
- Não tenha receio de uma curta caminhada. Em vez de estacionar próximo às lojas, vá um pouco além e deixe se carro em uma área mais vazia, onde o veículo correrá menos risco de ser amassado.
- Não confie nos sensores de estacionamento e sempre olhe sobre o seu ombro.
- Sempre mantenha uma câmera - pode ser uma barata, do tipo descartável - no porta-luvas para registrar qualquer ocorrência.
- Fique atento aos arredores e denuncie qualquer comportamento suspeito.
- Se o som do carro ou o navegador é removível, leve ele consigo.
- Não deixe nada de valioso no carro. Se não é possível levar os objetos consigo, os tranque no porta-malas, mas nunca faça isso no local onde você vai deixar o carro.
- Use sempre "parafusos de segurança" nas rodas de liga leve.
Leia também sobre um estacionamento criado especialmente para mulheres na China!.