Com o Audi Crosslane Coupé, apresentado no Salão de Paris no último mês, a marca alemã define alguns parâmetros que serão incorporados no visual da futura série Q. Dono de uma frente poderosa, com a marcante grade single-frame – que já se tornou uma espécie de DNA da Audi – estilizada, o conceito ainda conta com faróis com luzes de LED e para-choque com entradas de ar enormes. Além disso, duas aberturas estreitas no capô deixam à vista o material de alumínio do Multimaterial Space Frame (MSF), que é uma das inovações apresentadas pelo conceito.
O MSF consiste numa moderna tecnologia que une basicamente três materiais. Ela é formada por alumínio, polímero reforçado com fibra de carbono e material plástico reforçado com fibra de vidro. Com esta inovação tecnológica, o Crosslane Coupé conseguiu passar por uma saudável dieta, pesando apenas 1.390 quilos. De acordo com a montadora, o Multimaterial Space Frame é um conceito pioneiro que está pronto para ser parte do mundo automotivo num futuro bem próximo.
DEFINIDAS Com curvas bem definidas, o design interior mantém a inspiração do exterior no que se refere ao estilo. Formado em predominância por fibra de carbono, o painel baixo com indicadores virtuais apresenta fibras alinhadas em uma única direção e representa outra novidade adotada pelos projetistas da Audi. As linhas do interior, que parecem apontar para o motorista, ressaltam criatividade e, acima de tudo, modernidade.
Um carro que mira tanto no futuro também não poderia deixar de expandir essa modernidade para debaixo do capô. O Crosslane Coupé é equipado com um sistema de propulsão híbrida, composto por um motor a combustão (desenvolvido especialmente para este projeto) e dois elétricos, que geram potência de 177cv. O Audi demora 8,6 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h (9,6 segundos no modo elétrico) e atinge a velocidade máxima de 182 km/h. Para facilitar a vida do motorista, o conceito Dual Mode permite modos de operação diversos, que possibilitam otimizar o desempenho do veículo e o consumo de combustível, que é incrivelmente reduzido: aproximadamente 1,1 litro para cada 100 quilômetros rodados.
Com ar esportivo e mirando o público mais jovem, o Audi Crosslane Coupé destaca-se pelo pioneirismo em diversos aspectos. Com a Audi utilizando este conceito como base visual para a série Q, fica bem claro quais são os planos da marca alemã para os próximos anos.