Após uma espera que se iniciou em 2001, quando o pequeno fabricante alemão Vermont anunciou que ressuscitaria a marca Veritas, chega a produção o bólido RS III. O modelo mantém o estilo minimalista e agressivo da versão conceitual, exibida no ano passado. Além do estilo rebuscado, com faróis rasgados, grade estilo “tubarão” e perfil longo e baixo, o que mais chama a atenção é o jeito de protótipo de competição, acentuado pela cobertura removível do lado esquerdo, que deixa a mostra apenas o lugar para o condutor, ou piloto. É uma homenagem ao passado da Veritas, uma construtora do pós-guerra especializada em bólidos de corrida, alguns convertidos para o uso em ruas.
O caráter monoposto da carroceria de fibra de carbono é acentuado por outros detalhes, como o retrovisor interno exposto em posição central e pela barra anticapotagem, integrada a uma estrutura atrás do banco esquerdo.
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Em motorização o Veritas RS III recorre a compatriota BMW. O motor V10 de 5 litros vem do sedã esportivo M5. São 514 cv de potência a altos 7.750 rpm e 53 kgfm de torque a 6.100 giros. Junto com o peso de mirrados 1.080 kg, o propulsor é capaz de empurra-lo de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 348 km/h.
O câmbio também é o mesmo do M5, um automatizado sequencial de sete marchas com opções de trocas no volante. A tração é traseira, mas a estabilidade é incrementada pelas enormes rodas aro 22 calçadas em pneus 255/30 na dianteira e 325/25 na traseira. A despeito do baixo peso, as medidas não são tão contidas, com exceção da reduzida altura de apenas 97 cm. São 4,68 metros de comprimento, com 2,02 m de largura e 2,84 m de entre-eixos, valores que deixam para trás muitos sedãs médios.
A construção é completamente artesanal, realizada na empresa que tem apenas 15 funcionários – uma operação pequena até para pequenos fabricantes de superesportivos. O processo de produção leva oito semanas, embora três carros sejam montados simultaneamente. O modelo será produzido em uma série limitada de apenas 30 exemplares e as entregas começam em janeiro de 2010. Destes, cinco já foram vendidos para compradores de Mônaco, Austrália, Grã-Bretanha, Espanha e Suíça. Compradores ricos, pois o preço estimado do superesportivo é de 342 mil euros, o equivalente a R$ 897 mil. E os interessados devem ser apressar, pois oito carros já estão reservados – com isso faltam apenas 17 RS III – e já há 100 interessados. De acordo com a marca, até o final do ano todos os esportivos serão vendidos.