O mercado de vendas de veículos registrou queda de 9,4% em Minas Gerais, na comparação de setembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, a redução de vendas de veículos e comerciais leves é semelhante: 9,60% a menos de janeiro a setembro em relação à 2013.
De acordo com dados divulgados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), foram emplacados 46.209 unidades no mês passado, contra 51.010 de setembro de 2013. No acumulado do ano, são 289.274 em 2014 contra 319.983 do período anterior.
Apesar da retração, os empresários do setor esperam crescimento no último trimestre. Na comparação de setembro com agosto há uma alta de de 4%. Além disso, o setor de motos teve queda inferior, com -3,89% na comparação dos meses de setembro de 2013 e 2014.
"Com o aumento do IPI previsto para janeiro, a tendência é que o consumidor antecipe a aquisição do veículo. Vamos ter um final de ano com promoções e expectativa de manter o crescimento mensal apontado em setembro", afirma Camilo Lucian Hudson Gomes, presidente do Sincodiv-MG. "Lançamentos como o novo Ka, Sandero e Honda City promoveram maior fluxo de clientes nas lojas no mês passado", comemora.
Para o próximo ano, o setor acredita na expansão da rede de concessionárias no estado, motivada pelas novas fábricas em implantação no Brasil. “A expectativa é que os chineses e as marcas premium abram lojas no mercado mineiro até 2016. Modelos como o Jeep Renegade e o SUV compacto da Honda também nos deixam otimistas para o próximo ano”, completa Camilo Lucian.