UAI

Vendas de veículos na China sobem 56% em março e chegam aos 1,74 milhão de carros

O volume foi o maior atingido em um único mês, de acordo com dados semioficiais

Publicidade
Foto:

Por Clarissa Mangueira

PEQUIM - As vendas de veículos na China aumentaram 56% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, para um volume recorde mensal de 1,74 milhão de unidades, de acordo com dados de um grupo industrial semioficial.

Março é o segundo mês neste ano no qual as vendas subiram para total recorde - o primeiro foi em janeiro, quando as vendas mais do que dobraram para 1,66 milhão de unidades -, mostrando que os incentivos do governo para impulsionar a demanda permanecem efetivos mais de um ano após serem introduzidos.

As vendas de veículos na China aumentaram quase 50% no ano passado, para 13,6 milhões de unidades, levando o país a ocupar pela primeira vez o lugar dos EUA como o maior mercado de automóveis do mundo. No entanto, os analistas esperam que o crescimento das vendas desacelere este ano para um patamar sustentável entre 10% e 15%.

As vendas de automóveis subiram 72% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2009, para 4,61 milhões de unidades, disse a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis em comunicado, sem fornecer os números do ano passado.

As vendas de veículos de passageiros aumentaram 63% em março, para 1,26 milhão de unidades, enquanto as vendas da categoria cresceram 76% no primeiro trimestre deste ano, para 3,52 milhões de unidades.

A China introduziu uma série de medidas no final de janeiro do ano passado para combater a queda das vendas, incluindo um corte de impostos sobre as compras de veículos de pequeno porte, bem como subsídios aos consumidores. Embora o corte de impostos tenha sido reduzido este ano, os subsídios para alguns veículos foram aumentados.

A China tem sido uma bênção para as montadoras, uma vez que suas vendas nos países desenvolvidos recuaram em meio à crise financeira.

A China tem sido o maior mercado para as vendas da General Motors até agora neste ano. A montadora comercializou 623.546 unidades no primeiro trimestre no país, alta de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos EUA, as vendas da GM aumentaram 16% nos primeiros três meses do ano, em bases anuais, para 477.322 unidades.

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars, da alemã Daimler, totalizaram 23.610 unidades no primeiro trimestre do ano, mais do que o dobro do volume registrado no mesmo período de 2009. As vendas da Ford Motor cresceram 84% no período, para 153.362 de unidades. As vendas da Toyota Motor no país subiram 33%, para 61.200 de unidades. As informações são da Dow Jones.