UAI

Vendas da Renault no Brasil crescem 42,9% em 2007

Publicidade
Foto:

(FolhaNews)

O grupo francês Renault (que reúne as marcas Renault, Dacia e Samsung) vendeu no ano passado 73.875 unidades no Brasil, um aumento de 42,9% em relação a 2006, informou a companhia em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

A Renault registrou redução na participação no mercado europeu ocidental, mas ampliou sua presença na América Latina, Ásia, África, no Leste Europeu e Magreb (região norte da África que engloba Marrocos, Argélia e Tunísia).

No ano passado, a Renault vendeu 1,624 milhão de veículos na Europa ocidental, uma queda de 4,1%. Já na América Latina, as vendas cresceram 33,4%, para 247.403 unidades. Na Argentina, foram vendidas 66.994 unidades (aumento de 39%); na Colômbia, 39.089 (aumento de 17,8%); e na Venezuela, 29.000 (aumento de 133%).

Na região do Magreb e do Leste Europeu, contabilizada em conjunto pela Renault, a empresa francesa vendeu no ano passado 424.085 veículos (aumento de 11,4%), enquanto na Ásia e África comercializou 191.699 (aumento de 9,8%).

O diretor comercial do grupo Renault, Patrick Blain, afirmou que as previsões foram cumpridas. Segundo ele, após o fraco desempenho no primeiro semestre, o desempenho positivo das vendas dos novos Twingo e Laguna ajudaram a reforçar os resultados entre julho e dezembro.

A Renault anunciou que as vendas no mundo todo totalizaram 2,487 milhões de veículos (um aumento de 2,2% em relação a 2006), o que representa uma participação de 3,6% no mercado mundial, diz o comunicado. Em 2006, a Renault vendeu 2,433 milhões de veículos. Por marcas, a Renault aumentou suas vendas 0,1%, enquanto as da Dacia (a divisão romena da empresa) cresceram 17,4% e as da Samsung caíram 1,4%.