UAI

Vendas da GM cresceram 4% no terceiro trimestre

Publicidade
Foto:

(FolhaNews)

As vendas mundiais da General Motors no terceiro trimestre deste ano aumentaram em 4% sobre igual trimestre de 2006 e atingiu a marca recorde de 2,38 milhões de veículos, informou a empresa. Nos nove primeiros meses do ano, a GM vendeu 7,06 milhões de veículos, com alta de 2% sobre o mesmo período do ano anterior.

O resultado levou o vice-presidente da GM para Vendas Mundiais, John Middlebrook, a afirmar que a empresa "está no caminho de ter seu segundo melhor ano em vendas." A multinacional americana lembrou que as vendas fora dos EUA no trimestre foi de 1,34 milhões de veículos - o 21° trimestre seguido de aumento de vendas. Com isso, o mercado externo passou a responder por 56% das vendas totais da GM.

Middlebrook explicou que este desempenho foi possível graças "à demanda extraordinariamente elevada nos mercados emergentes" e à melhor competitividade da empresa nos mercados desenvolvidos.

As vendas na América Latina, África e Oriente Médio cresceram em 22% - com destaque ao Brasil, com avanço de 29%. Na região da Ásia-Pacífico subiu 16%. Já na Europa avançou 15% e atingiu a marca de 523,6 mil veículos negociados, um recorde no continente para um terceiro trimestre.

Porém, na América do Norte as vendas caíram 6,1%. Segundo a empresa, esta redução é explicada "pela planejada redução de vendas a empresas de aluguel de carros e pela debilidade do mercado americano devido aos preços do petróleo. "A GM também informou o desempenho das suas marcas. As vendas da Opel/Vauxhall cresceu 10,7%, a GMC avançou 5,1%, a Wuling subiu 21% e a Holden, 3,7%.

As vendas mundiais da Chevrolet no trimestre avançou 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 1,18 milhão de veículos. A marca cresceu 46% na Ásia-Pacífico, 28% na Europa e 27% na América Latina, África e Oriente Médio.

As marcas que tiveram desempenho negativo em relação ao mesmo período do ano anterior foram Daewoo (-14%), Hummer (-10,7%), Pontiac (-9,9%), Saab (-5,6%), Buick (-3,8%), Saturn (-2,6%) e Cadillac (-1,9%).