Conhecida historicamente por produzir os carros mais seguros do mundo, a Volvo trouxe recentemente ao Brasil o novo V60, a versão 'perua' do sedã S60, modelo que mostra por aqui equipamentos de segurança inéditos na categoria.
Se a Sportswagon te chamou a atenção pelo visual agressivo da linha R-Design, saiba que o supertrunfo do modelo está em seu DNA, caracterizado pelo pioneirismo em diversos itens de segurança que hoje estão presentes até em carros populares, como o cinto de segurança de três pontos, que foi projetado e patenteado por um engenheiro da Volvo, em 1958.
A novíssima perua, que chegou ao Brasil em setembro, ostenta itens de segurança que um dia poderão estar popularizados. Um deles é o detector de pedestres, disponível na versão mais sofisticada do V60, a T6. O dispositivo detecta a presença de pedestres nas ruas e freia o veículo em velocidades até 35 km/h caso haja risco de impacto. Esse sistema é especialmente eficiente nos casos em que o motorista não esboça reação ante o pedestre. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalado na parte frontal do carro que faz a leitura do ambiente.
Por falar em leitura, essa versão do Sportswagon possui um sistema que lê as placas de sinalização e indica no painel a velocidade máxima permitida naquela via. É uma ajuda e tanto nas grandes cidades onde radares fiscalizam cada vez mais. A câmera posicionada na dianteira também detecta as placas de 'ultrapassagem proibida'.
Outro item que ajuda a vida do motorista, principalmente em rodovias, é o Piloto Automático Adaptativo. Disponível na versão T6, o sistema mantém, automaticamente, a distância programada pelo motorista do veículo à frente e pode ser usado tanto em estradas como na cidade.
O Vrum andou na versão T5 R-Design Dynamic, a intermediária da linha V60. Em todas as três versões do modelo, o City Safety é de série. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado em até 50 km/h. É uma mão na roda para evitar pequenas colisões que podem danificar o veículo e até mesmo causar ferimentos leves nos ocupantes.
As curvas são executadas com precisão, mesmo em velocidades mais altas, graças ao Controle de Tração nas Curvas (CTC) e o Controle Avançado de Estabilidade.
Sem dormir no ponto
O V60 T6 consegue identificar se o sono do motorista apertou durante a viagem e avisa para evitar acidentes, o Sistema de Alerta ao Condutor é uma tecnologia que, a partir do padrão normal de direção, consegue
avisar o motorista com sinais sonoros em caso de distração ou sonolência acima dos 65km/h. Uma mensagem no painel aparece sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.
Se optar em continuar guiando o veículo, mesmo com evidente cansaço, o motorista estará sujeito a um grave acidente. Se o carro desviar da trajetória repentinamente, o sistema de aviso de mudança de faixa entra em ação. Ele consegue, por meio de uma câmera, monitorar a posição do carro na pista. Caso ele saia da faixa a uma velocidade acima
de 65km/h, o sistema dará um alerta sonoro, evitando colisões por distração. Se a mudança for intencional, com seta ativada, o alerta não é ativado.
A Volvo é pioneira em diversos equipamentos de segurança que hoje conhecemos muito bem. Veja quando eles foram criados:
Recentemente, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volvo apresentou o novo V40, um hatch que chegará ao mercado brasileiro no início de 2013 e, além dos avançados sistemas de segurança presente no V60, promete inovar como sendo o primeiro carro dotado de airbag para proteção do pedestre em caso de atropelamento. Um sensor instalado no capô detecta o atropelamento e a bolsa se abre na parte superior do capô em direção ao vidro dianteiro, protegendo a cabeça do pedestre.
Esses sistemas que hoje são considerados inéditos, amanhã poderão ser algo bem comum nos carros em todo o mundo.
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