De Wolfsburg, Alemanha - Produzido em Bratislava (Eslováquia), seu estilo é bem moderninho (assinado por Walter de Silva) com destaque para a grande tampa traseira vertical de vidro. Curtinho (3,54m como o Fiat 500) e leve (930kg, como o Novo Uno), o carro começa a surpreender pelo espaço interno, pois acomoda bem duas pessoas no banco traseiro, com acesso facilitado pelas duas amplas portas. Porta-malas não surpreende, mas é coerente: 251 litros, mas o painel sim: não chega a ser requintado, mas é quase...
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Mecânica Quem se lembra da linha DKW (produzido no Brasil entre 1957 e 1966) deve se lembrar também do escudinho “3=6”, pois era um motor 1.0 de três cilindros e a fábrica sugeria a desenvoltura de um seis cilindros! Exageros à parte, o UP! estreia uma nova geração de motores três cilindros da Volkswagen, com 65cv ou 75cv de potência. Uma obra-prima de engenharia, mas não inédita, pois é semelhante ao motor do novo Kia Picanto. O motorista que não souber, acha que está acelerando um quatro cilindros: suave, sem vibrações, só um barulhinho um pouco mais gritado, que não chega a incomodar. Só fica devendo nas arrancadas e retomadas, pois só joga torque (9,5kgfm) nas rodas lá pelas 2.500 a 3.000rpm. A caixa é manual de cinco marchas (tem também a automática) e com uma suspensão agradavelmente correta para o trânsito urbano (que, afinal, é a proposta do carro), mas que surpreende na estrada. Sem novidades, McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira. Não tão firme como um esportivo, mas que anda bem a mais de 150km/h. A quanto?
Consumo Dirigi o UP! de 75cv, com o (bom) câmbio manual no trânsito urbano (Wolfsburg, matriz da VW) e depois, mais de 200 quilômetros numa “autobahn” até Berlim. Duas novas surpresas: se pisar para valer, o carro chega – fácil – aos 165/170km/h. Sem sustos, pois inclina um pouquinho, mas logo vem a firmeza característica dos germânicos. Susto mesmo foi com o indicador de consumo no painel do computador: 6,5 a 7. Pensei: “Também pudera, a 160/170km/h...” até me lembrar de que, na Europa, a indicação é de litros a cada 100 quilômetros rodados. Ou seja, ele rodava (na máxima) a mais de 15km por litro! Por isso a fábrica declara mais de 20km/l na estrada, em velocidades razoáveis...
Equipamentos A versão básica (9.800 euros ou R$ 23.500) surpreende pelos equipamentos de segurança: freio automático diante de um obstáculo no trânsito urbano (único na categoria), direção elétrica, airbags frontais e laterais, freios com ABS, ESP e sistema Isofix para cadeirinhas. E, pagando mais pelas versões mais sofisticadas, o carro vai incorporando os mesmos equipamentos de conforto e segurança que um luxuoso (e caro) Passat. Chegando a razoáveis 14.800 euros (R$ 35.500)
UP! no Brasil
A empresa já confirmou que o UP! será produzido por aqui, com lançamento previsto entre 2013 e 2014. Onde será fabricado? Numa nova fábrica, em local ainda não definido. Pernambuco, Minas, Rio e Paraná na disputa. Ou ainda numa ampliação de São Bernardo do Campo. O “novo fusca” já tem exatamente a quem mirar: o novo Fiat que será produzido em Goiana (Pernambuco) e o subcompacto da Ford anunciado na semana passada, com investimentos de US$ 800 milhões. A GM não fica de fora do segmento e vai produzir o Spark em Gravataí (RS). Outra dúvida é a versão brasileira manter as mesmas modernidades da alemã. O motor tricilíndrico, por exemplo, exige altos investimentos. A Fiat tinha imaginado lançar o “pernambucano” com o motor (dois cilindros) Twin Air, mas está abandonando a ideia em função de custos.
3 = 4
Ele substitui o Fox, que não vendia bem na Europa, e incorpora uma nova geração de motores de três cilindros. Surpreende pela boa performance e consumo reduzidíssimo.
O VW UP! teve sua apresentação mundial em Roma há dois meses. Apesar do projeto moderno, de um bem bolado motor 1.0 de três cilindros (65 ou 75cv), bom espaço e acabamento, ele chega no mercado europeu abaixo da linha “mágica” dos 10 mil euros, concorrendo com Citroën C1, Peugeot 107, Renault Twingo, Fiat Panda, Kia Picanto, Ford Ka e Chevrolet Spark (nosso futuro Celta). É como se fosse uma versão moderna do Fusca (ou, mais recentemente, o Lupo ou Fox) e, para isso, tem uma imbatível relação custo/benefício.