(AFP)
A Toyota Motor, o maior grupo automobilístico do Japão, anunciou nesta quinta-feira que vendeu um número recorde de veículos no mundo em 2007, com 9,37 milhões de unidades, em alta de 6% em um ano, pouco superior às expectativas.
A Toyota havia previsto atingir 9,36 milhões de veículos vendidos. Este número de vendas inédito inclui todas as marcas do grupo: Toyota, Daihatsu (especialista dos minicarros) e Hino (pesos-pesados).
Os desempenhos globais da Toyota resultam de um aumento de 10% de suas vendas no exterior, para 7,1 milhões de unidades. Esta alta compensou amplamente o recuo de 4% no Japão, onde as vendas estão caindo por várias razões (impostos, envelhecimento da população, etc).
O grupo Toyota vendeu 2,26 milhões de veículos no arquipélago em 2007, dos quais 1,59 milhão da marca Toyota, o nível mais baixo desde o início dos anos 1980.
A Toyota também confirmou nesta quinta-feira suas previsões para 2008. Ela prevê produzir 9,95 milhões de veículos este ano e espera entregar 9,85 milhões no mundo, ou seja um aumento de 5% inteiramente devido a um aumento de 7% das vendas fora do Japão.
A Toyota ultrapassou a Ford nos EUA em termos de vendas em 2007 graças a seus carros econômicos e seguros, lançados também no mercado crescente dos países emergentes.