BBC Brasil
A fabricante japonesa de carros tirou da internet um anúncio acusado de ser machista e ofensivo, em que um jovem chega à casa da namorada para buscá-la e, em conversa com o pai dela, diz que vai ?tirar sua virgindade? e que vai ?tê-la deitada de costas (em um trocadilho em inglês com ?trazê-la de volta?) até as 11h00?.
O anúncio foi uma tentativa da Toyota de usar a mídia social para promover seu modelo Yaris, um carro vendido principalmente para jovens mulheres, na Austrália.
O filme foi produzido depois que a Toyota abriu uma competição no site de relacionamentos Facebook em parceria com o escritório australiano da agência publicitária Saatchi & Saatchi.
A competição foi aberta no início de novembro e os usuários foram convidados a votar em seu filme favorito. A propaganda "Clean Getaway" ("Escapada limpa", em tradução livre), foi a vencedora.
No filme, um jovem chega para buscar a namorada em casa dela e, na conversa com o pai dela, faz várias referências sexuais.
Quando o jovem mostra o carro, o pai fica mais simpático e também faz referências sexuais. A menina se despede dizendo ?I?m ready to blow?, uma referência a sexo oral.
Apesar de ter sido direcionado a jovens que usam mídia social, e de só ter sido veiculado na internet, o anúncio gerou uma série de protestos por conta de seu conteúdo.
?Eu escrevi uma queixa formal para o escritório da Toyota na Austrália especificamente em relação a este participante/vencedor da competição?, disse um usuário do Facebook, segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald.
?Eu encorajaria a todos que pensam assim a se queixar na Toyota. Estamos em 2009! As mulheres não deveriam ter que lidar com esta ?objetificação? vulgar.?
A fabricante retirou o filme do site da competição depois das queixas, desculpando-se por qualquer ofensa causada, mas a propaganda ainda está amplamente disponível na internet.
O filme foi enviado por uma produtora sediada em Brisbane, a Play TV, que já havia produzido outros comerciais para a Toyota.
Assista ao comercial - em inglês.