Washington, EUA - A Toyota suspendeu as vendas da versão 2010 do Lexus GX 460 nos EUA depois que a revista Consumer Reports alertou aos leitores a não comprarem o veículo por risco de capotamento em curvas. A publicação americana deu um aviso de "Não compre" para o modelo ao identificar o defeito em duas unidades, embora nenhum deles tenha capotado de fato.
A Toyota disse na terça-feira, 13, que pediu aos concessionários para suspender temporariamente as vendas do SUV enquanto ela faz os próprios testes nos GX 460. Apesar disso, a montadora disse estar "confiante de que o GX atende aos nossos altos padrões de segurança". Cerca de 5 mil GX 460 modelo 2010 foram vendidos desde dezembro e 1,6 mil unidades ainda estão nas concessionárias. O veículo não estava no recall ocorrido em janeiro deste ano por problemas no pedal.
Recalls crescentes
Na última segunda-feira, dia 12 de abril, o jornal norte-americano New York Times fez uma reportagem denúncia em que publicou uma série de e-mails de dirigentes da marca que assumiam os defeitos. Em uma sessão na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a marca assumiu que há um problema com o Corolla produzido no Brasil. Mas ainda não definiu uma linha de ação para corrigir o defeito nem afirmou se fará o não o necessário recall.
Leia mais sobre o caso no Brasil.