A novela da Toyota está longe de acabar. Após afirmar em variadas ocasiões que jamais achou nenhum problema eletrônico que pudesse ter causado qualquer um dos casos de aceleração súbita, foi divulgado um comunicado oficial da marca datado de 30 de agosto de 2002 que versa justamente sobre esse assunto. No boletim de serviço, a marca cita que determinados modelos do sedã médio-grande Camry poderiam apresentar esse problema. "Alguns veículos talvez apresentem uma pequena aceleração em velocidades entre 61 e 67 km/h", diz o documento.
O novo documento veio a tona pelo congressista norte-americano Bart Stupak, do Partido Democrata, que afirma que a raiz do problema está na eletrônica, embora a Toyota continue na linha de defesa que atribui todos os defeitos são mecânicos, causados pelo mecanismo do acelerador ou pelo tapete.
Casos de aceleração súbita no Brasil
Nos últimos tempos, alguns donos do Toyota Corolla relataram casos de aceleração súbita do modelo. Longe de ser apenas um susto, os incidentes chegaram, inclusive, a provocar uma batida com perda total do veículo. Leia mais nos links abaixo.
Leia sobre os casos de aceleração súbita em modelos Corolla.
Leia sobre a investigação pública dos casos.