(Agência Estado)
Disposta a recuperar terreno no mercado brasileiro, após sua participação nas vendas nacionais terem caído de 3,6% em 2006 para 2,9% no ano passado, a Toyota apresentou ontem em São Paulo o novo Corolla, modelo que começará a ser vendido na sexta-feira (dia 28) já com fila de espera de dois meses.
Em sua 10ª geração , o modelo mais vendido no mundo recebeu mudanças específicas na versão brasileira, como revestimento especial que reduz ruídos e vibrações internas e suspensão que melhora a estabilidade em alta velocidade. O novo Corolla é maior que o anterior em largura e comprimento e tem mais itens de conforto e segurança, como air bags frontais e laterais. A versão mais barata vai custar R$ 62 mil (R$ 4,5 mil a mais que a anterior) e a mais cara, R$ 87,3 mil.
"Queremos recuperar a liderança no segmento de sedãs médios", diz o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade. O posto foi perdido para o Honda Civic em 2006, após cinco anos no topo do ranking. A Toyota investiu US$ 268,3 milhões no novo Corolla, incluindo ações para ampliar a produção de 60 mil para 70 mil unidades/ano, somando a perua Fielder. A empresa também desviará para o mercado interno parte da produção antes exportada para países como Venezuela e Costa Rica, que serão abastecidos pelo Japão.