Em meio a um gigantesco recall que atinge cerca de 8,5 milhões de carros, envolvendo problemas de aceleração involuntária que também atingiram os Corolla nacionais, a Toyota está investigando outro problema: o desligamento súbito do motor de dois modelos. Estão envolvidos na suspeita 1,2 milhão de unidades dos médios Corolla e da perua Matrix (foto abaixo), produzidas entre 2005 e 2007. Ambos apresentariam uma falha na central eletrônica do motor, o que causaria esse apagão no motor.
A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão americano responsável pela segurança veicular, investiga 26 casos do tipo desde a primeira suspeita, em novembro do ano passado. Não haveria um padrão: os carros desligariam em qualquer condição ou velocidade. E, em alto ritmo, o desligamento do motor pode se apresentar com um grande risco a segurança.
De acordo com um comunicado da Toyota, o problema ?não cria um riso, sendo mais uma inconveniência aos donos?. A NHTSA lembra que a marca japonesa chegou a recomendar em setembro de 2007 que os revendedores trocassem a unidade de controle eletrônico, ECU, por uma mais avançada.
Casos de aceleração súbita
Nos últimos tempos, alguns donos do Toyota Corolla relataram casos de aceleração súbita do modelo. Longe de ser apenas um susto, os incidentes chegaram, inclusive, a provocar uma batida com perda total do veículo. Leia mais nos links abaixo.
Leia sobre os casos de aceleração súbita em modelos Corolla.
Leia sobre a investigação pública dos casos.