UAI

Toyota inicia convocação de donos de Corolla para recall

Toyota convoca a partir de hoje donos dos carros fabricados depois de abril de 2008. Empresa elege tapete como problema

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A Toyota vai iniciar nesta segunda-feira a primeira fase do recall do Corolla no Brasil. A convocação será feita em duas etapas e ocorre devido a uma falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo não uso do produto original. Cerca de 110 mil proprietários dos modelos devem comparecer às concessionárias da marca. O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6, fabricados a partir de abril de 2008.

A decisão da Toyota de convocar o recall foi tomada depois que a venda do Corolla foi suspensa em Minas Gerais a pedido do Procon estadual. A ação cautelar que proíbe a comercialização do modelo no estado considerou que a montadora japonesa foi omissa no caso. Desde 22 de abril, as 12 concessionárias da marca em Minas estão proibidas de vender o veículo. Dos 11 casos noticiados pelo Estado de Minas que provocaram a aceleração involuntária, a fabricante reconheceu o problema após analisar dois veículos e admitiu as falhas em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A convocação dos proprietários brasileiros faz parte ainda de uma onda global de recalls da montadora que já afetou cerca de 9 milhões de veículos no mundo desde o início de 2010.

Na primeira fase do recall no Brasil, a montadora explica, em comunicado divulgado domingo, que vai apenas verificar se os proprietários têm o tapete genuíno no veículo e, caso contrário, vai prestar ?esclarecimento sobre a importância de sua não utilização?. Se o produto for original, também vai fazer a verificação e ?eventual fixação do tapete?. O item, até então, era opcional. Por isso, muitos consumidores compravam tapetes que não eram adequados para o Corolla. Os novos modelos passarão a ter um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

A montadora ainda solicita aos proprietários dos modelos envolvidos no recall ?a remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores Toyota tenha sido realizada.?

Já na segunda fase, que, de acordo com o fabricante, será anunciada em breve, a Toyota vai colocar nos veículos avisos de segurança sobre uso e fixação de tapetes genuínos. Ainda será entregue um encante especial do manual do proprietário relativo ao uso e à fixação dos produtos originais e também será feita a substituição do tapete não genuíno por modelos genuínos.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a montadora fabricou 132.729 modelos Corolla no Brasil entre abril de 2008 e março deste ano, sendo 26.657 para exportação. Portanto, de acordo com os primeiros números de abril, são ao menos 106.072 veículos produzidos para o mercado nacional que estão envolvidos no recall.

Na nota, a Toyota afirma que ?acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco?. A montadora ainda recomenda que os proprietários do modelo façam o agendamento das visitas às concessionárias de sua preferência. Outras informações também podem ser obtidas pelo 0800 703 02 06 ou pelo site www.toyota.com.br.. Colaborou Daniel Camargos (Com agências).