UAI

Toyota cria cupê esportivo

Conceito FT-86 tem a missão de associar a marca ao prazer de dirigir

Publicidade
Foto:

Julio Cabral

Recentemente o presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que a marca deveria ser associada ao prazer de dirigir, um objetivo que seria alcançado em um novo modelo esportivo. Na véspera da abertura ao público do Salão de Tóquio, no próximo dia 24, a declaração do executivo é personificada pelo conceito FT-86, que será apresentado no evento japonês. O cupê tem uma proposta bem tradicional, com tração traseira e câmbio manual de seis marchas.

O conceito nasceu de uma parceria entre a Toyota e a Subaru. Mesmo sem contar com dados técnicos aprofundados, sabe-se que a base mecânica entre ambos os projetos é compartilhada. O que explica o motor “boxer” – de cilindros contrapostos – 2.0 turbo da Subaru sob o capô deste Toyota.

Veja mais fotos do Toyota FT-86!

O nome FT-86 faz menção à uma versão do Corolla na década de 80, mais precisamente em 1986. Equipado com motor potente – 130 cv – e tração traseira, o hatch ficou conhecido como Hachi-Roku, ou 86, um Corolla cultuado até hoje no Japão, onde chegou a estrelar um animê.



Com linhas musculosas e faróis e lanternas afiladas – que se integram ao spoiler –, o FT-86 promete emoção em um pacote compacto. São apenas 4,16 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 2,57 m de entre-eixos e apenas 1,26 m de altura. E, dentro da proposta de modelo 2+2, o cupê abriga dois passageiros adultos e duas pessoas de menor estatura atrás. Mesmo sendo ainda um conceito, a produção do modelo já foi confirmada para 2011. O preço? Na casa dos US$ 20 mil dólares, cerca de R$ 35 mil.