UAI

Toyota aquece mercado brasileiro de compactos com lançamento do Etios

Marca japonesa dá início à estratégia de lançamento no Brasil do compacto Etios, nas opções hatch e sedã, com motores 1.3 e 1.5 e câmbio manual

Publicidade
Foto:


A temperatura do mercado brasileiro de compactos vai subir neste semestre. Para ameaçar o reinado de Gol, Palio e Fiesta, começam a entrar em cena modelos como Toyota Etios, Hyundai HB20, Citroën C3, entre outros. No caso da Toyota, a marca japonesa já partiu com tudo para o ataque, intensificando as ações de lançamento do Etios, que já está sendo produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba (SP) e chega na segunda quinzena de setembro com duas opções de carroceria (hatch e sedã) e motores (1.3 e 1.5), ambas com câmbio manual de cinco velocidades. A empresa aproveitou a onda de avanço para anunciar também a construção de uma fábrica em Porto Feliz, no interior paulista, onde serão produzidos motores que equiparão o novo compacto e o sedã médio Corolla.

O Toyota Etios poderá ter motor 1.3 16V, que desenvolve potências de 84cv (gasolina) e de 90cv (etanol) a 5.600rpm e torques de 11,9kgfm (gasolina) e de 12,7kgfm (etanol) a 3.100rpm; ou 1.5 16V, que gera potências de 92cv (gasolina) e de 96,5cv (etanol) a 3.600rpm e torque de 13,9kgfm (gasolina ou etanol) a 3.100rpm. A marca ainda não divulgou mais detalhes sobre os propulsores, mas dentro da sua ação de marketing para o lançamento do modelo, batizada de Etios Connection, garante que eles vão aliar desempenho e economia. A estratégia prevê uma maratona de apresentações em shoppings pelo Brasil. No BH Shopping, os modelos estarão expostos de 17 a 19, das 12h às 20h.

LINHAS EMERGENTES

O novo compacto, que mede 3,78m de comprimento e 2,46m de entre-eixos, tem linhas claramente voltadas para mercados emergentes e certamente dividirá bastante as opiniões. A frente, comum aos dois modelos, tem grade em formato arredondado, que une os faróis. O desenho da traseira do hatch lembra a do novo Kia Picanto, enquanto as lanternas de trás do sedã parecem inspiradas nas do Renault Logan. De perfil, o desenho é ainda mais simples, com apenas um vinco e sem nenhum friso. O porta-malas do hatch tem capacidade para cerca de 300 litros. A do sedã ainda não foi divulgada. No porta-luvas, cabem 13 litros.

Os preços estarão na faixa de R$ 35 mil (hatch básico) a R$ 48 mil (sedã completo). Os modelos virão com freios ABS e airbags de série, mas têm painel e acabamento mais simples. Os principais instrumentos (velocímetro e conta-giros) têm fundo branco e foram deslocados para o centro e para o alto do painel. As saída de ar central foram empilhadas e os comandos do ar e do som (CD Player com entrada USB), agrupados na parte de cima. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.