A paixão pelo time de futebol do coração não têm limites e alguns torcedores exageram na dose e o resultado nós vemos sempre no noticiário diário. Ainda bem que alguns extrapolados canalizam seu amor ao clube de outra forma, mais criativa e saudável.
Um exemplo disso vem da Inglaterra. Um grupo de amigos, fanáticos pelo Manchester City, gastaram 50 mil libras esterlinas (cerca de R$125 mil) e importaram dos Estados Unidos uma clássica 'banheira americana'. Só o transporte do veículo custou cinco mil libras. O velho Chevrolet 1975 conversível foi totalmente reformado. Por incrível que pareça, o carro foi restaurado por uma equipe formada por torcedores do Manchester United. "Nós dissemos a eles para não se atreverem a colocar um 'red devils' sequer em nosso Chevrolet", disse Mike Radcliffe, brincando sobre a possibilidade dos restauradores mancharem a obra de arte do azulado City com o vermelho diabo do United.
Mike Radcliffe e Shaun Donohoe queriam um carrão bem diferente para levá-los aos jogos. O responsável por customizar o estofamento do carro também é um fã do Manchester United, mas diante o profissionalismo teve que acertar a mão para deixar o interior do veículo uma verdadeira sala de estar para os torcedores do City.
"Quando nos entregaram o carro, fizemos um pente fino para ver se não havia nenhum indício vermelho nele", brinca Mike, em entrevista a imprensa britânica.
O inconfundível 'Citycar' ostenta também em sua lataria, alguns ilustres do clube, incluindo o bilionário proprietário Sheikh Mansour, estampado na capa que cobre o estepe na parte traseira do carro.
Nas laterais estão fotos pinceladas de alguns que fazem parte da história do clube, como Colin Bell, Franny Lee e Mike Summerbee. Do outro lado com Nigel De Jong, David Silva e Carlos Tevez. Há até uma réplica da taça da FA Cup, colocada no carro como um acessório indispensável.
Apesear de desfilar com o carro pelas ruas de Stockport (Inglaterra), os donos dizem que não vão levá-los ao estádio de Wembley, pois a banheira norte americana consome demais, e rende apenas 10 milhas por galão de gasolina (3,5 km por litro).
No Brasil
Se os fanáticos torcedores ingleses não disperdiçam criatividade, aqui no Brasil a história não é diferente. Quem não se lembra do Galo Móvel? E do Opala azul celeste?
Em Belo Horizonte, os amigos Flavio Azevedo, Alexandre Castanheira, Rafael Leite e Pierre Monteiro compraram o modelo antigo por R$ 3 mil e gastaram mais R$ 1,3 mil para pintar a lataria de azul e, no teto e no capô, o escudo do Cruzeiro. O velho Opala fez tanto sucesso na capital mineira que foi autografado até pelo meia do time, Alex, em 2003, ano em que o clube conquistou a tríplice coroa.
Já Claudio Borges, torcedor atleticano, não pensou duas vezes antes de transformar seu Ford Ka no Galo Móvel. Tiras em TNT nas cores preto e branco fazem as vezes das penas e no teto do carro, o bico e a crista não deixa dúvida que aquele automóvel transporta fanáticos pelo Atlético Mineiro ao estádio.
O investimento dos torcedores brasileiros não foi tão alto quanto o dos ingleses, mas ambos usaram seus carros para traduzir a paixão em excesso por seus clubes.