Olhando o novo cupê de quatro portas Tesla S Alpha, fica difícil não enxergar uma ligeira semelhança com outros modelos do tipo, a exemplo do Jaguar XF ou do Aston Martin Rapide. Mas a verdadeira revolução está escondida sob a carroceria: o modelo é movido a eletricidade. Trata-se da versão de produção do antigo conceito S da companhia americana, que faz referência a energia elétrica até no nome, uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, engenheiro elétrico nascido em 1856 que criou a base para os sistemas de corrente alternada. A adição do sufixo Alpha foi definida pela fase de desenvolvimento, que chega agora aos testes práticos e avançará logo em seguida para uma segunda fase, denominada Beta, pouco antes do lançamento previsto para o início do ano que vem.
Quase 500 quilômetros
A marca, que fez fama com o modelo Roadster, lançado em 2008, promete reeditar a fama de bom desempenho. Nesse ponto, o cupê não deixa muita saudade dos equivalentes a combustão interna. Segundo a Tesla, o Model S vai até as 60 milhas por hora, equivalentes a 96km/h, em apenas 5,6 segundos, tempo que concorre com versões V8 aspiradas de modelos como o Porsche Panamera. A velocidade máxima em torno de 200km/h não é culpa do trem de força: na verdade, é uma maneira de poupar as baterias, que seriam exauridas mais rapidamente em altas velocidades. O bom desempenho pode ser creditado não apenas ao motor, cuja potência e dados técnicos ainda não foram revelados, como também à construção da carroceria em alumínio.
A autonomia varia de acordo com o pack de baterias de íons de lítio adotado. São três opções, que levam o carro a 257 quilômetros, 370 quilômetros ou, no caso do pacote maior, 482 quilômetros de autonomia projetada. Isso, em teoria, sem comprometer o balanço do carro. O equilíbrio será garantido pelas suspensões que usam esquema de duplo A na dianteira e multilink na traseira. A direção, que não precisa ficar por baixo do motor, promete ser mais direta que as convencionais, promete a Tesla, uma garantia a mais de percepção esportiva. Já os freios são do tipo regenerativo, para acumular energia dissipada na frenagem e dar mais fôlego para o carro.
SETE Se por fora o Tesla Model S é mais parecido com os concorrentes ortodoxos, por dentro o papo é outro. Diferentemente dos cupês de quatro portas convencionais, o Tesla S Alpha não restringe o conforto a quatro ou cinco ocupantes. Além do espaço para cinco adultos, há também bancos extras em uma terceira fileira, permitindo acomodar duas crianças. O pack de baterias é colocado em uma estrutura abaixo do piso, com motor traseiro acoplado diretamente às rodas traseiras. A disposição do conjunto de baterias permitiu também a criação de um segundo porta-malas sob o capô. No painel, uma tela nada discreta de 17 polegadas sensível ao toque permite visualizar e programar várias funções do carro, além de permitir o acesso à internet por meio de 3G.