O esportivo elétrico Tesla Roadster deu mostras de resistência em na 10ª edição de torneio de economia na Austrália, batizado como Global Green Challenge, algo como Torneio Verde Global. Dirigido pelo dono Simon Hackett e Emilis Prelgauskas o modelo 2008 rodou 501 km com apenas uma carga. E ainda sobrava energia o suficiente para rodar quase 5 km. O recorde anterior também havia sido batido por um modelo semelhante.
Com essa marca, o Roadster bateu o recorde de autonomia para um veículo elétrico de produção. O Roadster, equipado com baterias de íons de lítio, tem um alcance estimado pela fábrica como superior a 320 km. A ampliação da autonomia se deu, principalmente, pela aplicação de técnicas de direção mais econômicas, sem acelerações abruptas nem velocidades muito elevadas.
Já foram produzidas mais de 900 unidades do Roadster até agora. O desempenho do esportivo é convincente: a versão menos potente, que gera o equivalente a 251 cv de potência, é capaz de cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, um tempo melhor do que modelos do calibre de um Porsche 911. A marca californiana irá lançar também o Modelo S, um sedã esportivo que será lançado no terceiro trimestre de 2011.