Que eles são o contato do veículo com o solo, todos sabem. A importância de estarem em boas condições de rodagem ainda é ignorada por alguns. Agora, as tecnologias que garantem melhor aderência em diferentes situações, rodar confortável, menor nível de ruído e economia de combustível, com a consequente redução das emissões de poluentes, são desconhecidas pela maioria. A recém-lançada linha de pneus Continental ContiPowerContact, desenvolvida na Alemanha a partir das demandas viárias da América Latina, é um exemplo de produto que reúne muita tecnologia.
"Um dos desafios desse projeto era conciliar uma maior durabilidade ao produto, característica esperada nesse segmento de veículos de passeio com pneus de 13 a 16 polegadas, com um bom desempenho em frenagens", conta Cesar Maldonado, da área técnica da Continental. Ele explica que o resultado foi alcançado com a combinação entre a sílica de alto desempenho, responsável por reduzir a resistência de rodagem, com diferentes tipos de polímeros, que aumentam a aderência e garantem a melhor relação entre os dois fatores.
A tecnologia está nos agentes de ligação desses compostos, que, por meio da frequência de rodagem e a temperatura dos pneus, podem ativar e desativar esses polímeros. "Enquanto os polímeros de cadeia curta garantem melhor aderência, resultando em melhor frenagem, os polímeros de cadeia longa reduzem a temperatura do pneu, que vai garantir menos desgaste (mais vida útil), menos consumo de combustível e emissões", explica Maldonado. Segundo o fabricante, os testes mostraram que esse pneu tem uma durabilidade 15% maior que o modelo anterior e conseguiu reduzir o consumo de combustível em 3% em comparação com as marcas concorrentes.
ASSIMÉTRICO Além do composto, o desenho da banda de rodagem é importante. O ContiPowerContact tem banda assimétrica. Como o lado externo do pneu recebe mais esforço, essa região é mais robusta, com o ombro (parte localizada entre a banda de rodagem e a lateral) compacto. Já o lado interno tem mais ranhuras, que proporcionam melhor desempenho em piso molhado. Com esse formato assimétrico, o pneu é capaz de responder melhor a diferentes tipos de situações (piso seco ou molhado).
A maior durabilidade também pode ser obtida com o desgaste uniforme do pneu. Para conseguir isso, a banda de rodagem recebeu maior volume de borracha, principalmente na parte externa e nos blocos centrais, com o objetivo de ampliar a área de contato e distribuir melhor o peso. Para auxiliar na frenagem, os blocos da banda de rodagem receberam chanfros, que permitiram uma maior superfície de contato. De acordo com o técnico da Continental, isso resultou em frenagens 5% mais eficientes que os produtos de outras marcas.
RUÍDO Outro fator que pode ser amenizado é o barulho de rodagem, causado pela ressonância que passa pelos sulcos do pneu. Para tornar o rodar mais silencioso, foram inseridos diversos blocos desalinhados dentro dos sulcos, com a função de "quebrar" essa ressonância. O ombro também recebeu um desenho especial que impede a ressonância e a emissão de ruídos naquela região. Além do já tradicional indicador de desgaste da banda de rodagem (chamado de TWI), esse modelo tem o TWI Wet, que mostra quando o uso do pneu não é mais indicado para pisos molhados.