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Tecnologia de três pontas

Para comemorar seus 125 anos, a Mercedes criou conceito híbrido com vários avanços, como novo sistema de armazenamento de hidrogênio e carga de baterias por indução

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Uma das principais estrelas que brilham no estande da anfitriã Mercedes no Salão de Frankfurt, que termina amanhã, é o conceito criado para comemorar os 125 anos de existência da marca alemã. Batizado de F125, o modelo é uma projeção visionária de desenvolvimentos técnicos do segmento dos carros grandes de luxo. A carroceria incorpora o consagrado estilo asa de gaivota (com portas que se abrem para cima) e usa materais de alta resistência e baixo peso, como fibra de carbono, alumínio e aços. Sem a coluna central e com esse sistema de abertura das portas, o acesso dos quatro ocupantes ao espaçoso e sofisticado interior é muito fácil. Destaque também para a grade frontal, bem integrada aos espichados faróis; e para as enormes rodas de liga.

Mas o que o F125 tem de revolucionário não é o seu estilo, e sim seus avanços tecnológicos. A começar pelo sistema de propulsão elétrico, potente e livre de emissões, baseado na tecnologia de célula de combustível. A bateria é do tipo lítio-enxofre de alta voltagem, que permite uma taxa de recuperação de energia consideravelmente maior, combinada com o sistema de tração nas quatro rodas. Ela pode ser recarregada por indução em postos de carga inteligentes, num processo muito mais rápido do que as recargas atuais e que pode ser monitorado por um celular do tipo smatphone. Para melhor aproveitamento do espaço interno, a unidade de armazenamento do hidrogênio (com capacidade para 7,5 quilos) está integrada à estrutura do veículo. O conjunto possibilita autonomia de mil quilômetros.

Quatro motores

Para otimizar o sistema de tração, foram instalados um motor elétrico em cada roda (num sistema denominado e4MATIC-all-wheel drive), o que possibilita melhor controle individual do torque. Os quatro desenvolvem uma potência total de 317cv. Com isso, o F125 acelera até 100km/h em apenas 4,9 segundos e chega à velocidade máxima de 220km/h. O consumo é de cerca de 0,79 quilos de hidrogênio a cada 100 quilômetros (o equivalente a 37,03km/l de diesel).

Outro destaque tecnológico desse conceito é o sistema muiltimídia @yourCOMAND, com o qual motorista e passageiros podem usar comando de voz, toque ou gestos com as mãos para acessar internet e suas redes sociais, enviar mensagens, fazer ligações telefônicas, navegar por satélite, selecionar sua programação musical ou de vídeo favorita, entre outros. Tudo isso retratado em telas de alta resolução em 3D, do tipo touchpad, e com som de alta fidelidade. O carro não tem retrovisores e sim, câmeras que monitoram toda a situação de trânsito na parte de trás e projetam imagens em uma tela de alta resolução que alertam o motorista para possíveis perigos, principalmente em mudanças de faixa, paradas rápidas, etc. Pode ser uma utopia, mas em se tratando de Mercedes...