UAI

Suzuki, Nissan e Daihatsu farão recalls no Japão

Onda de chamados totaliza um total superior a 500 mil unidades de minicarros

Publicidade
Foto:

Depois do recall mundial de mais de 8,5 milhões de carros anunciado pela Toyota, a Suzuki Motor vai fazer um recall de 432.366 veículos no Japão e a Nissan Motor vai chamar outros 76.415 automóveis no país, informou o ministério de Transportes japonês hoje. A Daihatsu também fará um recall, de 60.774 unidades.

O ministério informou que esses recalls não são particularmente incomuns, já que recebe cerca de 300 registros de recall por ano das montadoras. Eles coincidem, no entanto, com os problemas da Toyota, que é investigada nos Estados Unidos e no Japão por causa dos problemas em seus carros. O presidente da companhia, Akio Toyoda, testemunhou ontem no Congresso dos EUA e pediu desculpas pelas falhas.

A Nissan vai chamar dez modelos, todos por causa de problemas nos cabos elétricos conectados aos motores. A Suzuki fará o recall de dois modelos por conta de dois casos de incêndio provocados por defeitos no ar-condicionado, o Every Van e o Mazda Scrum (foto superior), produzido sob contrato. A Daihatsu fará um chamado de quatro modelos por causa de falhas relacionadas ao sistema de airbags.

A Daihatsu e a Suzuki chamarão apenas minicarros, vendidos quase que exclusivamente no mercado japonês. No Japão a classe de veículos urbanos de até 660 cm³, os chamados kei car, é popular pelas faixas mais favoráveis de impostos.