UAI

Suzuki fecha divisão de automóveis nos Estados Unidos

Marca japonesa vai comercializar apenas motos e motores para barcos

Publicidade
Foto:

Suzuki Kizashi



A Suzuki anunciou esta semana o fim da sua divisão de automóveis nos Estados Unidos. A marca japonesa entrou com pedido de "proteção contra falências" no governo americano. Em comunicado, a direção da Suzuki afirmou que a empresa agora vai investir somente em motocicletas e motores e acessórios para barcos.

De acordo com o comunicado à imprensa, a Suzuki fez uma profunda análise do desempenho da companhia no mercado americano, bastante concorrido e regulamentado. Os diretores da marca japonesa concluíram que não valia a pena continuar no país com os automóveis, principalmente com o crescimento de concorrentes orientais, como Kia e Nissan.

"Esses desafios incluem baixos volumes de vendas, um número limitado de modelos, taxas desfavoráveis de câmbio e custos elevados de distribuição em um país continental, além de custos crescentes com taxas federais e estaduais", diz o comunicado. Com o fim do investimento em automóveis, a empresa encerra 27 anos de presença no gigantesco mercado americano.

Suzuki Equador



A Suzuki afirmouq ue vai manter a distribuição de peças e serviços, bem como honrar as garantias dos proprietários dos veículos. O pedido será arquivado no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, no distrito da Califórnia, na cidade de Santa Ana.

A marca comercializada seis modelos nos Estados Unidos, entre eles o SX4 Sport Back e o Grand Vitara, também vendidos no Brasil. Integravam ainda o leque da Suzuki o sedã Kizashi, o SX4 sedan e SX4 Crossover e a caminhonete Equator, nas versões cabine estendida e dupla.