Enquanto algumas montadoras têm investido na eletrificação para contribuir com as baixas emissões de poluentes, outras ainda insistem em lançar carrões que parecem desafiar todos os limites já vistos do mundo automotivo. No caso do novo Zenvo Aurora, um supercarro dinamarquês apresentado nesta semana durante o Monterey Car Week, na Califórnia, a marca resolveu, aparentemente, optar pelos dois caminhos. Como assim?
O que acontece é que o modelo é essencialmente equipado com um motor V12 a combustão de 6.6 litros com quatro turbos. Só com esse conjunto, o supercarro é capaz de gerar 1.250cv de potência. Mas, para não ficar de fora da onda da eletrificação e ainda cumprir com as as exigências do Euro7, conjunto de leis que regulam as emissões na Europa, a fabricante precisou apelar para as versões híbridas: a Agil e a Touring.
Na primeira, o V12 é acompanhado de motor elétrico, que faz a potência total subir de 1.250cv para 1.450cv. Apesar de chegar aos 100km/h em 2,5 segundos, esta não é a versão mais rápida.
Na outra variante, a Touring, o modelo recebeu três motores elétricos junto ao V12 original. Com esse conjunto, o supercarro tem a potência elevada para os 1.850cv, a velocidade máxima chega aos incríveis 450km/h e o modelo consegue acelerar até 100km/h em apenas 2,3 segundos.
Cada variante do Zenvo Aurora será limitada a 50 exemplares, todos com produção prevista para 2026. E já deu para imaginar que os preços não serão nada modestos, não é mesmo? Pois bem, a expectativa é que eles comecem em algo perto dos US$ 2,83 milhões, o que equivale a mais de R$ 14 milhões pelas cotações atuais.
Design do novo supercarro tem apelo aerodinâmico
Exibindo um design com arestas "vivas", o novo supercarro da Zenvo concentra diversas estruturas aerodinâmicas. Na variante Agil, o supercarro tem uma enorme asa traseira, enquanto na Touring o design é um pouco mais limpo.
Quanto ao interior do supercarro, a Zenvo ainda não revelou muitos detalhes. As fotos mostram uma variedade de instrumentos na frente do motorista, incluindo painel de instrumentos digital, grande tacômetro no centro e uma pequena tela de infoentretenimento à esquerda.
O interessante é que, no meio, não parece haver nenhuma tela para a central multimídia. Segundo o executivo da Zenvo, isso será proposital na versão Agil, a qual foi pensada para quem deseja dirigir se desligando do mundo e tendo o máximo desempenho possível, sem distrações.
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