Dois monstros sagrados do mundo dos ralis, Subaru e Cosworth. A japonesa que dominou o Campeonato Mundial na década de 90, junto com a preparadora britânica que criou carros de rali como os Ford RS 200 e Escort RS. O resultado? O antecipado Cosworth Impreza STI CS400, a versão de rua mais brutal do esportivo nipônico. A numeração que acompanha as siglas já entrega a potência de 400 cv, associada a um torque de 55 kgfm, digno de um V8. O segredo está no motor 2.5 extensamente preparado, com novos pistões, bomba de óleo, sistema de exaustão Cosworth, remapeamento da central eletrônica e um novo turbocompressor de maior volume e pressão, com uma válvula de alívio daquelas que anunciam o que está sob o capô.
O hot hatch de tração integral pulveriza os números obtidos pelo Impreza STI convencional, uma máquina de 300 cv capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Com a eficiência comprovada da tração integral, este Impreza é catapultado da imobilidade aos 100 km/h em míseros 3,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Veja mais fotos do Cosworth Impreza STI CS400!
Um tempo de aceleração capaz de vexar muitos superesportivos, que custam pelo menos o dobro do hatch, como o Lamborghini Gallardo LP560-4 ou o Porsche 911 Turbo. Afinal, o Cosworth Impreza STI CS400 é vendido na Inglaterra por 49.995 libras esterlinas, o equivalente a R$ 134 mil, valor que compra apenas um Impreza STI no Brasil.
Pacote de modificações
O centro de gravidade, já baixo pela motorização com cilindros horizontalizados, foi ainda mais rebaixado graças a suspensão 1 cm mais perto do solo, com molas e amortecedores de marcas consagradas como Bilstein e Eibach. As rodas aro 18 acomodam freios a disco ventilados nas quatro rodas de 35,5 cm feitos pela AP, com pinças de seis pistões na frente. A AP é responsável por sistemas de monopostos da Fórmula 1 e também do supercarro Bugatti Veyron
Para deixar claro que este não é um STI "civil", a preparadora instalou um para-choque com amplas entradas de ar em treliça, faróis de neblina diferenciados, um grande aerofólio traseiro - complementado por um pequeno spoiler na linha de cintura, e ainda alargou as bitolas em 1,2 cm. O interior recebe detalhes em laca chinesa com o nome da versão, bancos Recaro em couro e vidros escurecidos. Tudo para valorizar ainda mais o momento em que um destes for visto de relance. Até porque serão apenas 75 feitos para o mercado britânico, nas cores cinza escuro, prata e vermelho e sempre com a direção no lado direito.