Das fabricantes japonesas, a Subaru foi a última a se aventurar na seara dos modelos a diesel, apenas em 2008. Mas a marca da constelação parece ter adquirido um certo gosto pelo óleo, fundamental para se conquistar os consumidores europeus. Ao menos é para onde aponta uma reportagem de hoje publicada pela revista britânica Autocar, que revela os planos da Subaru de oferecer uma versão diesel do esportivo médio Impreza STi em sua nova geração, planejada para 2012.
O modelo seria equipado com uma versão aperfeiçoada do atual quatro cilindros boxer 2.0 turbodiesel oferecido pelo Impreza atual, de 150 cv. A disposição de cilindros planos manteria o elogiado comportamento dinâmico do carro, enquanto ofereceria um consumo de combustível muito mais amigável (o alto consumo é um dos pontos mais criticados dos boxers da Subaru). Espera-se ao menos que o desempenho não seja prejudicado, já que o atual STi de 309 cv é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
Mas isso não quer dizer que os motores a gasolina ficarão de fora da gama mais violenta da marca. Em vez dos atuais 2 e 2,5 litros, seria oferecido um mais moderno 1.5, uma variante extensamente modificada do propulsor que atualmente equipa as opções de acesso da gama de médios. Uma maneira de compensar o atraso da Subaru no campo dos híbridos e elétricos, no que fica para trás das rivais Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi.
Veja também o Subaru Impreza STI CS400 preparado pela Cosworth.