O piloto Gustavo Sondermann, que sofreu grave acidente durante a Copa Montana, neste Domingo no autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o campeão da Copa Picape Racing, em 2008. A Segunda etapa da competição foi no autódromo Mega Space, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte. Na ocasião, Sondermann liderou a prova de ponta a ponta. Das oito provas da categoria em 2008, o piloto venceu cinco.
O sucesso na categoria de acesso à Stock Car fez de Sondermann um dos destaques do automobilismo brasileiro em 2008 e o levou à continuação na Stock no ano seguinte, quando foi companheiro de Átila Abreu e Christian Fittipaldi e fez seis poles.
Coincidência trágica
O acidente do piloto paulista ocorreu na curva do Café, que leva para a reta dos boxes, considerada a mais perigosa de Interlagos. A picape de Gustavo foi atingida por três veículos e depois destruída pelo carro de Pedro Boesel.
Seu companheiro na Stock Car Light, o piloto paranaense Rafael Sperafico também morreu aos 26 anos na mesma curva durante uma prova em 2007. No GP Brasil de Fórmula 1 de 2003, a curva café também foi o local de um acidente entre Fernando Alonso e Mark Webber. No Grande Prêmio de 2006, o piloto alemão Nico Rosberg passou direto e bateu no muro da mesma curva com sua Williams. Considerada a ‘Tamburello de Interlagos’, a curva do Café é feita em quarta para quinta marchas, em alta velocidade, e não tem nenhuma área de escape. O último acidente, antes da tragédia deste domingo, ocorreu há pouco mais de um mês, quando o fotógrafo especializado em automobilismo João Lisboa, de 52 anos, bateu de moto quando participava de um ‘track day’.
Em seu site na internet, o piloto do GT Brasil, Pedro Queirolo, relata um acidente que sofreu na curva do Café. “Em agosto de 2009 eu sofri uma batida semelhante. Estava pilotando uma Ferrari challenge nos 500km de São Paulo e na subida do café em torno de 220km/h encontrei com o protótipo do Claudemir Barros (Equipe MC Fernandes) atravessado na pista após um enrosco com a Porsche de Nono Figueiredo. No momento só pensei em evitar o choque em “T” e consegui tirar a frente do carro da lateral do protótipo, mas foi impossível evitar a colisão. Sacrifiquei o equipamento, mas salvei uma vida. Incrivelmente, eu e o piloto saimos com apenas algumas escoriações e dores no corpo”, explica o piloto em depoimento. "A curva do café é de altíssima velocidade e com um ponto cego. Na minha opinião é sem dúvida o ponto mais perigoso do autódromo de Interlagos e praticamente impossível evitar um acidente se alguém rodar ali. Vale o apelo mais uma vez a CBA, a Prefeitura de São Paulo, a Federação Paulista de Automobilismo, para se fazer alguma coisa. Uma chicane, ou um alargamento da pista… É necessário uma solução imediata, pois não podem esperar outro piloto morrer para tomarem uma decisão", completa.
Na manhã desta segunda-feira (04) agências de notícias informaram que o carro de Sondermann pode ter ido para a pista com um possível problema. O pneu traseiro direito do carro do piloto foi colocado de forma invertida em relação aos demais. As fotos publicadas logo após o acidente revelaram que o pneu em questão possuía as ranhuras em uma direção oposta aos outros três do carro. O erro, no entanto, não foi considerado como determinante para o acidente.
Após o acidente na Copa Montana neste domingo, Gustavo Sondermann foi socorrido e reanimado ainda na pista. Foi levado para o hospital São Luiz, no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo e teve morte cerebral irrevesrsível, segundo o boletim médico.