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SEMA 2007 - Modelo de série é atração

No salão dos tunados, em meio a picapes monstros e esportivos exclusivos, Toyota aproveita ocasião para lançar nova geração do Corolla, o mais vendido da marca

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Maior mostra mundial de veículos personalizados, o Sema (Specialty Equipment Market Association, algo como Associação do Mercado de Equipamentos Personalizados, em português) é realizado desde 1967, na cidade americana de Las Vegas, para atender ao mercado de reposição e tuning. Com a popularização da customização veicular, o salão é cada vez mais importante para as próprias montadoras, que encomendam modelos feitos pelos melhores profissionais dos EUA, e aproveitam a ocasião para lançar acessórios e até mesmo séries especiais de seus veículos.

A edição 2007 da feira, que terminou ontem, não foi diferente, com muitas novidades para quem gosta de dar um (ou vários) toque especial no carango. Mas a estrela foi a Toyota, que aproveitou o evento para lançar um veículo completamente novo: a décima geração do Corolla, que chega às revendas americanas em fevereiro, como modelo 2009. Apesar de não ser o principal modelo da marca japonesa nos EUA (distinção que cabe ao médio-grande Camry), o lançamento é importante para a Toyota, pois trata-se do carro de maior sucesso da marca no mundo, com mais de 30 milhões de unidades vendidas, desde 1966.

Na traseira, o pára-choque mudou mas as lanternas são parecidas com as do sedã atual. Sistema de navegação por satélite, com tela no painel, é opcional


Conservador
O estilo do carro é menos conservador do que o da geração anterior, com vidros mais inclinados e uma linha de cintura mais baixa. Ao mesmo tempo, o refresco no estilo também serviu para aproximar o sedã da nova linguagem de estilo da Toyota, principalmente na dianteira, com faróis afilados e a logomarca proeminente, no meio da grade frontal. De acordo com o fabricante, o desenho foi desenvolvido em colaboração com projetistas italianos.

Ao contrário do que acontece na maioria das atualizações, o carro não cresceu significativamente. A única diferença foi no comprimento, que passou de 4,41 m para 4,54 m, mas largura, altura e entre-eixos permanecem os mesmos. A própria montadora informa que, internamente, as dimensões também são parecidas. Mas argumenta que o carro transmite uma sensação de maior espaço, por ter uma utilização da área à disposição dos ocupantes. O carro também conta com novos porta-trecos, além de um porta-copos, integrado no apóia-braço do banco traseiro.

Versões
Nos Estados Unidos, serão oferecidas quatro versões de acabamento: Standart, LE, LXE, S e XRS. Em todas, seis airbags (motorista, passageiro da frente, dois laterais e dois de cortina) são equipamentos de série, assim como freios ABS e controle eletrônico de tração.

Para as três versões de entrada, o motor será uma nova versão do 1.8, com tecnologia VVT-I (comando variável do tempo de abertura das válvulas), que produz 132 cv. O câmbio é manual de cinco velocidades, mas existe a opção de uma caixa automática, de quatro marchas. O outro propulsor disponível é um 2.4, de 154 cv, que também tem câmbio manual ou automático, ambos de cinco marchas.

Para quem quer um visual mais esportivo, a versão S vem com rodas aro 16, minissaias na cor da carroceria, faróis de neblina, bancos esportivos, volante revestido em couro e faróis com máscara negra. Na XRS, as rodas de liga leve são de 17 polegadas, a suspensão foi recalibrada e os detalhes de acabamento são cromados.