UAI

Sem medo do IPI

Modelos mais exclusivos não deixarão de ser trazidos para o país, confirmando a aposta no crescimento econômico e na expansão do consumo de produtos de luxo

Publicidade
Foto:

BMW Série 1 será importado, mas há chances de nacionalização

A alta do IPI deve atrapalhar o mercado de automóveis de luxo, mas não impedir a onda de lançamentos. O que deve acontecer é a simplificação na oferta de versões. A PSA Peugeot-Citroën, por exemplo, já anunciou que trará alguns modelos europeus, como o crossover Peugeot 3008, em versão única mais completa, já que a de entrada perderá em custo x benefício. Entretanto, o grupo francês é dos que apostam no crescimento desse filão e vai trazer para o país a linha DS, sua nova marca de luxo, a começar pelo DS3.

A Audi vai trazer já no primeiro trimestre o crossover Q3, enquanto o A1 Sportback chega logo depois. A terceira geração do A3 ainda será lançada na Europa, mas deve vir na segunda metade do ano. O BMW Série 1 de segunda geração chega antes do novo Série 3, previsto para março, e do Série 6. O sedã superesportivo M5 desembarca na mesma época. As principais novidades da Mercedes-Benz se concentram na segunda metade do ano, quando chegam os novos Classe A, Classe B e ML.

Audi A1 Sportback chega com quatro portas e mesmo tamanho



Achou o ápice da exclusividade? Espere para conhecer a nova geração do superesportivo Porsche 911, que desembarca em março com preço superior a R$ 500 mil. Uma pechincha apenas se comparado à Ferrari 458 Italia Spyder, que custará mais de R$ 1,5 milhão. A Volkswagen promete dois alemães mais acessíveis: o Passat CC renovado e o Beetle, que pode se chamar Fusca aqui e virá, na verdade, do México. Outro retrô que desembarcará por aqui é o Mini Cooper Roadster.

RENOVADA Ano novo, vida nova. O velho dito parece ter sido incorporado pela Chrysler. O grupo americano investe pesado neste ano. Atualmente restrita ao Journey, a Dodge vai trazer o crossover Durango ainda no primeiro trimestre, além de estar com os Charger e Challenger no gatilho. Segundo a companhia, os muscle cars só não foram trazidos antes por conta da demora na homologação do motor V8 6.4 Hemi. O propulsor também é a principal novidade do Jeep Wrangler, que passa a contar com o V6 3.6 Pentastar. Tradições à parte, a marca off road quer expandir presença com o Compass, como adiantamos em agosto. Será um 4x2 na medida para concorrer com o Honda CR-V, que chega também no início do ano.

Volkswagen Beetle poderá vir como Fusca no segundo semestre

Se a Toyota fará barulho em 2012 com o mais barato Etios, a marca vai pavimentar o caminho para o lançamento do compacto nacional, com a importação do Prius. O modelo híbrido vai chegar no segundo semestre, porém sem grandes expectativas de vendas. Outro Toyota que não vai ter grande saída, mas que fará tabela no mercado, é o médio-grande Camry, que chega à sua nona geração. Terá que enfrentar o Ford Fusion, cuja segunda geração será apresentada no Salão de Detroit.

Kia Rio ficará posicionado logo acima do subcompacto Picanto

ORIENTE As sul-coreanas terão um ano cheio. A Kia lança no início do ano o sedã médio-grande Optima, concorrente do Chevrolet Malibu, que estreia nova geração no segundo semestre. Depois de julho chegam o novo Cerato e o hatch Rio. Já a Hyundai tem como principal novidade estrangeira a segunda encarnação do i30. Falando em médios, a chinesa JAC vai lançar o já antecipado sedã J5, enquanto a Lifan promete trazer o desatualizado 520, para lutar pelo custo x benefício. Para brigar entre os mais baratos, a JAC também vai importar o compacto J2. Além dos chineses, a indiana Mahindra (que produz utilitários no Brasil) trará, finalmente, o MPV Xylo.