Tem coisas que nem Freud explica. Mesmo sendo uma das picapes que tem o projeto mais antigo, a Fiat Strada é líder do segmento desde o seu lançamento, em 1999. E para continuar no gosto dos consumidores, a marca prepara a quinta reestilização da picape. O leve tapa dará fôlego até a chegada da nova geração, prevista para estrear em 2014, quando a picape ganhará a mesma plataforma do novo Uno e dos futuros Palio e Siena. O projeto inclusive já tem o nome de 327 Light Commercial Vehicle (LCV).
A previsão é que a Strada reestilizada chegue no primeiro semestre de 2012 como modelo 2013. As alterações serão pontuais, com novos para-choques e grades na dianteira, além de novo posicionamento dos faróis de neblina. Capô e faróis continuam como estão.
Já a traseira da picape terá a maior mudança em todos os anos de fabricação do modelo. As lanternas, que sempre mantiveram praticamente o mesmo formato, deixam de invadir a tampa traseira, ficando alojadas somente na carroceria. A peça deixa de ser verticalizada e ganha formato horizontal.
A picape sempre acompanhou as reestilizações dos irmãos em 2002, 2005 e 2008. Porém, no último face lift, a linha Palio passou por alterações também nas laterais, ganhando linhas mais retas que não foram seguidas pela picape. Agora, com um atraso de três anos, a Strada terá a mesma lateral dos irmãos.
As mudanças internas se resumem a detalhes no painel, rádio, saídas de ar, comando de ar-condicionado e moldura do quadro de instrumentos.
PROTÓTIPOS As unidades já começaram os testes de rua, como mostra o flagra. Porém, como são os primeiros protótipos montados, as unidades ostentam somente a mudança frontal, que são os para-choques. As laterais e a traseira ainda são do modelo atual.
IRMÃOS Assim como a Strada, a Palio Weekend também não ganhará a nova geração de imediato. Por isso o modelo atual passará pelo mesmo face lift no ano que vem. A versão aventureira seguirá as mudanças frontais da Strada. Já as outras versões de ambas ganharão somente nova grade no para-choque dianteiro. Essas mudanças também serão usadas nos Sienas e Palios atuais, que ficarão em linha como modelos de entrada.