No passado, os carros-conceito exibidos nos salões serviam apenas para mostrar o poderio tecnológico das montadoras. Atualmente, esses veículos são expostos como protótipos de futuros modelos, para que a montadora possa sentir a reação do público diante das linhas e propostas. Nesse sentido, a Seat, que pertence ao Grupo Volkswagen, exibiu no Salão de Frankfurt o Tribu, um crossover que incorpora o design futuro da marca e que será produzido a partir de 2009.
A grade dianteira lembra a de outros modelos da marca, como o Leon e o Altea. Mas as semelhanças param por aí. A frente do Tribu é bem mais agressiva e angulosa. Os faróis e as luzes de neblina estão em posição horizontal, integrados às duas grandes tomadas de ar dianteira, e têm lâmpadas de Led (diodo emissor de luz) de última geração. Pintado de preto, o pára-choque completa o estilo inovador. De perfil, destacam-se as linhas limpas, as duas portas grandes (para facilitar o acesso), o desenho das rodas de liga de 20 polegadas, os retrovisores (presos por dupla haste às portas, com luzes de seta incorporadas) e os pára-lamas salientes.
Vidro
O design da traseira do crossover da Seat é um capítulo à parte. A carroceria é quase uma peça única, sem recortes. A tampa traseira é feita em vidro escuro e tem abertura elétrica (em duas fases) e lanternas integradas, formando uma espécie de moldura. Perfeitamente integrado à carroceria, o pára-choque abriga as saídas duplas do escape. Um pequeno aerofólio no alto completa o aspecto esportivo. O teto é de vidro escuro, do tipo panorâmico, que forma uma peça única com o pára-brisa.
O Tribu não chega a ser exatamente um compacto, pois tem 4,22 m de comprimento. A capacidade é para quatro pessoas. Sua proposta inclui a rotina urbana, uma acelerada mais forte e aventuras pelo fora-de-estrada. Qualidades não lhe faltam. Para enfrentar o pesado trânsito urbano, o crossover tem itens de conforto, como ar-condicionado independente para cada assento; sistema de navegação em 3D; e conexão multimídia, com entrada USB, MP3, iPod e conexão com internet.
Para acelerar mais fundo, o motorista dispõe de motor 2.0 turbodiesel (de 204 cv), câmbio automático seqüencial (com trocas de marchas no volante) e informações importantes, como temperatura do óleo e pressão dos pneus. Para a poeira, além da tração nas quatro rodas, o modelo tem suspensão com amortecedores de dupla ação e bons ângulos de ataque (29,2°), saída (37°) e central (148°). O interior também é prático, com assentos traseiros removíveis e mais de 20 porta-objetos.