Os carros-conceitos servem para mostrar elementos de estilo de uma marca para as próximas gerações de toda a linha. Às vezes, apenas alguns detalhes são aproveitados, outras, todo o carro. Apresentado em março no Salão de Genebra, o IBX impressiona pela sobriedade e bom gosto do estilo. Geralmente, o estilo dos utilitários é mais agressivo. Este revela como serão os carros da Seat nos próximos anos. Com 4,26 metros de comprimento, o IBX é menor do que a maioria dos hatches médios à venda em todo o mundo, que ultrapassa os 4,30 metros de comprimento.
Internamente, a modularidade combina com o estilo de vida ativo e urbano. A motorização é híbrida, um motor elétrico - autonomia de apenas 45 quilômetros e suficiente para deslocamentos em um dia - e outro a combustão. A tração é dianteira, mas o sistema 4x4 opcional poderá torná-lo melhor em terrenos escorregadios.
O IBX mostra que a Seat quer buscar o público jovem, pois com somente duas portas revela tendência esportiva. Os faróis com luzes de LED seguem as linhas em flecha nas laterais e formam conjunto harmônico. A grade frontal e o capô têm formato em V. Apesar da esportividade, as dimensões avantajadas em largura (1,80m) e de altura (1,62m) são típicas de carros voltados para família ou para a turma nos fins de semana. Neste caso, o motor elétrico é limitado e seu uso é mais voltado para o centro urbano.
O que mais chama a atenção no IBX é o dinamismo das linhas laterais com rodas enormes, e o teto em forma de trapézio reafirma a robustez. Outro detalhe interessante são os retrovisores colocados nas portas, como nos carros esportivos. As maçanetas mostram o cuidado com o acabamento e integração de todo o conjunto.
O estilo da traseira segue as características da dianteira. As lanternas com LEDs adicionais no centro reforçam o novo estilo. Por exemplo, os difusores de ar situados sob os para-choques se assemelham ao desenho das entradas de ar frontais. Enfim, cada linha foi estudada para estruturar o volume e desenho da carroceria. Segundo a Seat, o minimalismo e a precisão de cada detalhe farão sempre parte da nova filosofia de estilo da marca espanhola, controlada pela Volkswagen e que nunca decolou no Brasil por causa de estratégias erradas. Não se sabe quando o IBX chegará ao mercado.