De São Paulo - É verdade que os carros mais caros, com grandes motores e de beleza escultural são mais fotografados em qualquer mostra automotiva e são o sonho de consumo de 10 entre 10 pessoas que visitam o Salão do Automóvel de São Paulo. Só que sonhar é uma coisa bem diferente da realidade que cada um pode colocar na garagem.
O evento no Anhembi vem revelando uma nova leva de carros compactos para o mercado brasileiro. E não tem nada de automóveis “pelados” e com design sem graça. Os novos pequenos que ganham vida no Salão de São Paulo têm muito o que mostrar e devem se destacar em seus respectivos segmentos.
Chevrolet Onix
O mais aguardado lançamento do Salão de São Paulo foi revelado com toda a pompa possível. Teve apresentação de artista de TV (Fernanda Lima), música cantada por roqueiro famoso (Frejat) e muitos efeitos especiais. O Onix chega com duas motorizações (1.0 e 1.4) e com preço a partir de R$ 29.990. A Chevrolet lança o compacto de olho no fuzuê que o Hyundai HB20 fez ao mercado e, claro, tentar dividir o segmento com os mais vendidos Gol e Uno.
Peugeot 208
O 208 é o destaque da Peugeot no Salão de São Paulo. O compacto passará a ser produzido no Brasil no próximo ano, mas não deverá entrar na briga pelas primeiras posições do segmento de entrada. Devido à sua gama de itens de série e acabamento mais caprichado, a estimativa da própria montadora francesa é que o pequeno leão saia custando acima de R$ 35 mil. Os motores são flex 1.5 e 1.6 litro.
Renault Clio
Dentre os modelos mostrados nessa matéria, o Clio é o que apresenta menos novidades. Passou por um facelift de meia-vida para se sustentar mais algum tempo no mercado brasileiro. As opiniões sobre as mudanças no visual durante os primeiros dias do Salão de São Paulo se dividiam entre os que gostaram e aqueles que acharam que a Renault conseguiu sepultar o seu compacto de motor 1.0.
Fiat Cabriolet
Sem grandes lançamentos para o mercado brasileiro, a Fiat teve que concentrar seus esforços na chegada da versão conversível do Cinquecento. O compacto retrô passa a ser o conversível mais barato do Brasil, custando R$ 57.900. Ele é baseado na versão topo de linha, o 500 Lounge, que vem completo e é puxado pelo motor 1.4 MultiAir de 16 válvulas e capaz de gerar 105 cavalos de potência. O câmbio é automático de seis velocidades.
Hyundai H20X
O novo fenômeno de vendas do mercado nacional ganhou uma versão desenvolvida e focada no gosto do brasileiro. É a versão “aventureira” do HB20, chamada pela Hyundai de HB20X. Quem esperava que a montadora sul-coreana fosse lançar um rival para o EcoSport, terá que se contentar com um hatch cheio de apliques de plástico para criar o aspecto de “fora de estrada”. O preço não foi revelado e motor é o 1.6 16V Flex de 128cv e há as opções de câmbio manual ou automático.