UAI

Salão de Nova Délhi - Vitrine emergente

Com 10 lançamentos e na décima edição, mostra indiana entra definitivamente no alvo dos fabricantes, mesmo que seja pela porta dos fundos, mirando o bolso dos novos ricos

Publicidade
Foto:

O aumento da frota indiana é uma das mostras do aquecimento do mercado local

Há dois anos, o mundo do automóvel lembrou que a Índia existia. Não só lembrou como correu ao local para conferir o Tata Nano, até então promessa de carro mais barato do mundo, mostrada no Salão do Automóvel de Nova Délhi. Agora, na edição seguinte do salão, que vai até depois de amanhã, as fábricas não perderam a vitrine emergente e aproveitaram para mostrar modelos inéditos, que miram a segunda maior população do mundo e um mercado de automóveis que cresce 16% ao ano e que deve triplicar na próxima década.

Veja a galeria de fotos do Salão do Automóvel de Nova Délhi!

A Toyota revelou o Etios e a Honda o New Compact Small, ambos com grande possibilidade de serem fabricados e vendidos no Brasil também. A General Motors mostrou o Beat, que deve ser o substituto do Celta por aqui, mas com o nome de Spark. Interessante ressaltar que o Auto Expo 2010, nome oficial do Salão de Nova Délhi, acontece apenas alguns dias antes do North American Auto Show, o Salão de Detroit, que há bem pouco tempo era um palco mais que valorizado para todo tipo de apresentação mundial.

Toyota Etios

A regra do jogo, no entanto, é o mercado e, por isso, o Etios, da Toyota mira o mercado indiano, onde chega às revendas em alguns meses, e visa também à imensa gama de países emergentes, como o Brasil, onde deverá inclusive ser produzido na fábrica de Sorocaba (SP), com as vendas iniciando em 2012. Tem duas opções de motor (1.5 e 1.2) e carroceria (sedã e hatch) e a estimativa de preço é inferior a US$ 10 mil, cerca de R$ 17,2 mil. Processo semelhante ocorre com o modelo da Honda, o New Small Concept (leia matéria na capa do Veículos 2). O Beat da Chevrolet também almeja 150 mercados mundiais, incluindo o Brasil, e bateu o cartão na Índia.

Leia mais sobre o Salão de Nova Déli

Veja também o Tata Aria!.

Toyota apresenta o seu novo modelo brasileiro em Nova Déli!.

Honda antecipa o conceito de seu novo compacto!.

Leia mais sobre o Auto Expo 2010!.


Suzuki revela o estudo de um monovolume compacto!.


O Iris reedita os antigos Tuc Tuc para a Tata, com um preço convidativo



Sem um Nano na manga, a mágica da Tata para esse salão foi o Magic Iris, que usa a plataforma do compacto mais barato do mundo e é uma van para apenas cinco pessoas, equipada com motor a diesel de 611cm³ de cilindrada e apenas 11cv de potência. A velocidade máxima não ultrapassa 55km/h. O preço não foi revelado, mas, pelo visto, deve competir com os tuc-tucs, os triciclos que infestam as ruas da Índia.