As exposições realizadas nos Estados Unidos costumam ter foco no mercado doméstico, principalmente em salões menores, como o de Los Angeles, que abriu as portas ao público nesta sexta-feira (18) e termina dia 27. Mas isso não quer dizer que o evento não tenha novidades para o Brasil. É o caso das estreias da quarta geração do crossover Honda CR-V e do Volkswagen Passat CC remodelado. Ambos devem chegar ao mercado brasileiro no ano que vem.
O CR-V inspirou-se no modelo anterior, de 2007, mantendo os faróis elevados e as lanternas nas colunas traseiras, detalhes que vêm do original, de 1995. Sem mudar muito o porte, o crossover ganhou em tecnologia, incluindo câmera traseira capaz de cobrir um ângulo de visão de 180°, além de sistema de tração integral mais eficiente. Nos Estados Unidos, como de costume, o motor é maior: 2.4, de 185cv, atrelado a um câmbio automático de cinco marchas. No Brasil, o CR-V deverá continuar a vir do México apenas com motor 2.0 por questões fiscais. E já nasceu com concorrência renovada, como prova o novo Ford Escape, que ganhou linhas semelhantes ao conceito Vertrek, apresentado no Salão de Detroit. Não virá para o Brasil, mas as suas linhas dão uma pista de como será o novo EcoSport, previsto para 2012.
O Passat CC ficou mais parecido com a atual linha VW, com faróis e lanternas mais retilíneas, ambos com auxílio de luzes de LEDs. São novas também as rodas com aro de 17 e 18 polegadas, além da opção de cinco lugares – antes eram só quatro poltronas –, já disponível na Europa. A Porsche é outra alemã que apresenta um carro marcado para vir para cá: além do novo 911, apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro, a marca tem como atração a versão GTS do Panamera. Assim como o 911 Carrera GTS, o Panamera investe em uma ligeira preparação do motor original, um V8 4.8, que vai dos 400cv para 430cv, mas dispensa a tração traseira do cupê em favor do sistema de tração integral do Panamera 4S. O que é suficiente para levar o grande cupê de quatro portas aos 100km/h em 4,5 segundos e atingir 288km/h do velocidade máxima.
OITO CANECOS Os grandes motores de oito cilindros não desapareceram do show, mesmo na politicamente correta (em termos de emissões) Califórnia. A Chevrolet que o diga. A marca da gravatinha tem no Camaro ZL1 conversível sua principal estreia. O desenho já é manjado, mas o V8 6.2 com compressor volumétrico arrebata olhares e enfeitiça ouvidos, com seus 588cv. A aceleração até 100km/h deve ficar casa dos 4s e velocidade máxima em 289km/h.
A rival Ford apresentou a linha retocada do Mustang, que aguarda a próxima geração, prevista para 2013. Além de frente com para-choque redesenhado e capô com extratores de ar, o pony car ganhou lanternas com luzes de LEDs e mais potência na versão GT, cujo V8 5.0 passa a render 425cv, 13cv a mais. Mas o carro de briga da marca do oval azul é o Ford Shelby GT500, o Mustang mais potente da história, com motor V8 5.8 sobrealimentado por compressor, que gera 659cv. A máxima é de 321km/h.
Outra atração é o Mercedes-Benz ML63 AMG, versão preparada da terceira geração do utilitário produzido nos Estados Unidos. O jipão, cuja importação para o Brasil será feita por encomenda, é equipado com o novo motor V8 5.5 biturbo da AMG, de 525cv, que já leva o grandalhão aos 100km/h em 4,6 segundos e chega à velocidade máxima de 280km/h.
Veja fotos do novo Mercedes-Benz ML 63 AMG!
BARCAS Outra moda que sobrevive com vigor nos Estados Unidos é a dos sedãs grandes. A General Motors espanou a poeira do Impala e apresentou o modelo 2013, a décima geração, que traz estilo inspirado no médio-grande Malibu. A Cadillac foi outra marca do grupo que revelou um novo topo de linha: o XTS, que se inspira no conceito XTS Platinum, revelado no Salão de Detroit, em janeiro. Com 5,15m, o sedã tem motor V6 3.6 de 300cv. Para compensar os grandalhões, a GM também apresentou ao mercado americano o seu menor modelo: o subcompacto Spark.
Os que preferem carros menores verão dois conceitos. A Volkswagen apresentou o Beetle R, que, além de kit aerodinâmico e para-lamas mais largos, tem a mesma motorização do Scirocco e Golf R, o já conhecido 2.0 turbo com mais pressão para chegar aos 270cv. A japonesa Subaru acrescentou mais um conceito ao projeto BRZ, que dará origem ao Toyota FT-86, com motor 2.0 boxer aspirado de quase 200cv. A Ford também estreia o Fiesta ST, cujo motor 1.6 EcoBoost tem injeção direta e turbo e desenvolve 180cv. A Fiat aposta nos foguetes de bolso europeus e mostra o 500 Abarth ao mercado americano com motor 1.4 MultiAir turbo, de 162cv. Outro que não vai demorar a desembarcar por aqui.