UAI

Salão de Genebra abre amanhã para o público

A 80ª edição do evento suíço reúne novas propostas que comprovam que o futuro da mobilidade está cada vez mais próximo

Publicidade
Foto:

Entre lançamentos e carros conceito, a edição 2010 do Salão de Genebra comprova que o futuro da mobilidade está cada vez mais perto. O evento, que foi realizado pela primeira vez em 1905, quando foram reunidos veículos movidos a vapor e benzeno, é a prova de que os carros de propulsão elétrica e híbrida deixaram de ser encarados como estudos e passaram a ser classificados como próximos da produção em série. E, longe de abranger apenas os compactos ou propostas urbanas, estes automóveis "verdes" estão presentes em todas as classes. Até mesmo entre os superesportivos, como bem comprovam a Ferrari 599 GTB híbrida e o Porsche 918 Spyder, dois projetos capazes de ultrapassar os 300 km/h em auto-estradas e andar apenas com energia elétrica nas metrópoles.

Veja mais fotos do Salão de Genebra 2010!

Mais próximo da produção está o Audi A1 e-tron. O menor modelo da marca das quatro argolas foi apresentado oficialmente no motorshow pelo cantor Justin Timberlake, acompanhado de uma versão híbrida que se vale de um propulsor a gasolina apenas para recarregar o conjunto de baterias. A companheira Seat, que também pertence ao grupo Volkswagen, não fez por menos e chamou a Shakira para embelezar o seu estande, no qual expôs o conceito Ibe, que servirá de guia para os novos modelos da marca espanhola. A Mercedes-Benz recorreu ao seu próprio popstar: Michael Schumacher, que apresentou o conceito F800 Style, um sedã de luxo que vai orientar o estilo da segunda geração do CLS. Outra prova que o luxo pode caminhar junto da eficiência energética são as versões híbridas dos sedãs Audi A8 e Infiniti M35.

Na corrente contrária aos esportivos "ecológicos", a Lamborghini revelou o Gallardo LP-570-4 Superleggera, uma versão ultraleve do superesportivo capaz de acelerar de zero a 200 km/h em 10,2 segundos. E a também italiana Pagani desvelou uma versão especial do Zonda, a Tricolore, que marca o final do bólido cujo sucessor já roda em testes. Se ambos estão longe da realidade da maioria dos mortais, a Volkswagen apresentou o Polo GTI, a versão menos civilizada da nova geração do compacto, com um motor 1.4 TSI de 180 cv de potência.

Além dos esportivos mais limpos, como o Lotus Evora 414E, outra categoria de carros igualmente beberrões cedeu aos argumentos ecológicos. Forçosamente, graças às rigorosas leis de emissões europeias. Foi o caso dos companheiros de plataforma Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne, que receberam versões híbridas em suas novas gerações. O gênero recebeu ainda um novo representante, o Mini Countryman, o primeiro modelo com tração integral, quatro portas e espaço para até cinco passageiros da marca britânica. Menos aptos ao fora-de-estrada são os Volkswagen CrossPolo e CrossGolf.

O evento também serve como marco comemorativo para a italiana Alfa Romeo, que comemora o seu centenário com três arrojados conceitos. Dois deles projetados por dois tradicionais colaboradores da marca: os estúdios Bertone e Pininfarina, que levou ao seu estande uma belíssima releitura do Alfa Romeo Spyder da década de 60. Outra marca europeia tem o que comemorar. A Saab participa do evento com a exposição do sedã médio-grande 9-5, revelado em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt, mas que representa a continuidade do fabricante sueco sob a égide da holandesa Spyker.

Veja mais fotos do Salão de Genebra 2010!

Embora não se destaque pela sua produção automotiva, a Suíça foi representada por pequenos fabricantes domésticos, como a Sbarro. Entre os principais destaques estão dois elétricos: o carrinho urbano UC criado pela pouco ortodoxa Rinspeed e o Lampo² da Protoscar. Até 2020 a Suíça luta para que 15% da sua frota seja elétrica, um plano encorajado pela Alpiq, a principal empresa do ramo energético do país. A francesa Heuliez também levou o Mia, um pequeno monovolume elétrico. Em nome da urbanidade, a Honda criou o conceito 3R-C, um triciclo elétrico com capacidade para um único passageiro. Para os que não querem esperar o futuro, a Aston Martin levou ao Salão a versão definitiva do Cygnet, o seu subcompacto de alto luxo baseado no Toyota iQ.

A Seat seguiu a herança latina e contratou a Shakira para o seu estande



Alguns dos lançamentos estão próximos do Brasil. Até o ano que vem desembarcarão no país carros como: Audi A1, Nissan Micra, Volvo S60, Porsche Cayenne, Volkswagen Touareg, Kia Sportage, entre outros. O evento segue até o dia 14 de março no Palexpo.

Leia sobre outras novidades e lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Alfa Romeo Giulietta.

Alfa Romeo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Citroën Survolt.

Ferrari 599 GTB Hybrid.

Ford Focus Station Wagon.

Hispano-Suiza.

Honda 3R-C.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Lotus Evora 414E.

Mazda5.

Mazda6.

Mercedes-Benz F800 Style.

Mini Countryman.

Nissan Micra.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche 918 Spyder.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat IBE.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossGolf.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volkswagen Sharan.

Volvo S60.