UAI

Salão de Genebra 2011 - Em tempo de transição

Primeira mostra europeia do ano é marcada por muitos modelos híbridos. Há poucas novidades para o mercado brasileiro e muitos carros-conceito revelando estilos futuros

Publicidade
Foto:

 

 

De Genebra - A enxurrada de modelos híbridos na mostra suíça é a materialização dos novos tempos. No século 19, o automóvel era movido a vapor, depois veio o motor elétrico, que deu lugar ao motor a propulsão. No século atual, o motor elétrico estará em evidência novamente. Enquanto não chega, a solução são os híbridos, conjugando propulsores elétricos e a combustão interna.

 

Veja a galeria de fotos do Salão de Genebra

 

Nem mesmo as marcas famosas caracterizadas pelos motores potentes escapam da solução intermediária. Audi, Mercedes-Benz, BMW e até a inglesa Rolls-Royce exibem os híbridos, a nova febre mundial. O salão está repleto de modelos, mas são poucos os lançamentos.

O Fiat Freemont é fruto da primeira parceria da marca italiana com a americana Chrysler. Esse utilitário-esportivo de sete lugares chega ainda este ano ao mercado nacional, equipado com motor 2.0 de quatro cilindros. 

FIAT FREEMONT



cruze O hatch médio Chevrolet Cruze é outro modelo que será vendido no Brasil ainda este ano. O compacto Kia Picanto também está de visual novo, usa a mesma plataforma do Hyundai i10 e, na Europa, terá motores 1.0, de três cilindros, e 1.2, de quatro cilindros. A terceira geração do hatch médio Rio tem linhas atraentes, bem limpas e modernas. O conjunto ficou agradável e de muito bom gosto.

CHEVROLET CRUZE HATCH

 

A Mercedes Classe C cupê foi uma das estrelas da mostra e pode chegar em breve ao nosso mercado. Outra novidade aguardada no Brasil é o 308 reestilizado, que ficou com visual muito mais interessante. Porém, suas vendas no país estão previstas para o início de 2012. A família foi toda reestilizada, incluindo a perua e o conversível.

Já o Tiguan, utilitário-esportivo médio da Volkswagen passa a ter a mesma identidade de outros modelos da marca, com faróis estreitos e alongados que usam luzes de LEDs. A grade frontal também estreita tem dois filetes duplos cromados. O Golf cabriolet faz sua primeira aparição mundial no Salão de Genebra. Também é destaque no Salão a perua Hyundai i40.



Entre os sem capota, chama a atenção o Maserati cabriolet, equipado com potente motor V8 de 4.7 litros.

 

Beleza nas ruas

 

Os carros-conceito são o melhor de todos os salões. Com eles, percebe-se a evolução de estilo dos fabricantes. Alguns são puros ensaios para testar a reação do público. Desses são retirados alguns elementos que vão compor modelos a serem lançados, enquanto outros mostram a realidade próxima dos fabricantes.

Dentro desta linha real está o modelo sedan do A3, que a Audi mostra como conceito, mas que está muito próximo da realidade.

AUDI A3 CONCEPT

O Seat IBX é outro exemplo. O carro da subsidiária espanhola da Volks, que nunca decolou no Brasil por motivos diversos, é o que mais se aproxima da realidade, com vincos marcantes e salientes na linha de cintura. Com apenas 4,26m de comprimento, tem 1,80m de largura e 1,62m de altura.

O Mazda Minagi impressiona muito, como todos os conceitos da marca japonesa, controlada pela Ford. O Renault R-Space revoluciona e mostra como serão os retrovisores externos no futuro. Estreitos demais, parecem uma lança curta com uma câmera dentro. O Tata Pixel é baseado na plataforma do pequeno Nano, cujas vendas estão em declínio. O carro da marca indiana é um urbano de quatro lugares e as portas se abrem para cima.

FIAT 500 ZAGATO


A Peugeot exibe o HR-1, com motor 1.2 a gasolina de três cilindros. Enquanto o crossover 3008 é o primeiro híbrido com motor a diesel do mundo. A Fiat mostra o 500 Zagato conceito e a Mini, o Rockteman também de duas portas. A Suzuki mostra o Swift. No estande da Volkswagen, a Bulli é o que se pode chamar de a “Kombi do futuro”.