De Detroit, EUA - Façam suas apostas! Aberto a partir de sábado (14) para o grande público, o North American International Auto Show – Naias (Salão de Detroit) reserva bons palpites para quem não gosta de perder tempo nem dinheiro na corrida pela nova aquisição sobre rodas. E as estratégias usadas pelos fabricantes são várias. Enquanto alguns precisam esconder o anúncio de um lançamento guardado para um futuro próximo, outros escancaram suas intenções.
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É o caso da Ford, que apresenta o Fusion 2013 e já anuncia que no segundo semestre o modelo segue para o Brasil via México, ou seja, sem taxa de importação nem Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) inchado. O lançamento já unifica linhas com o Mondeo, seu correspondente europeu, que em breve será lançado. Como a ordem do dia é eficiência energética, o modelo diz adeus ao velho seis cilindros e agora disponibiliza três opções de motores de quatro cilindros, incluindo o 2.0 Ecoboost, com injeção direta e turbo, com 240cv de potência. O novo Fusion ainda tem uma versão com motorização híbrida (que vem para o Brasil) e outra híbrida plug-in, denominada Energi, que não será comercializada aqui.
Um candidato a concorrer com esse modelo ecológico é o Jetta Hybrid, também fabricado no México. E isso a Volkswagen não nega. O modelo combina um motor a gasolina, 1.4 turbo de 150cv, com outro elétrico, mais 27cv de potência. O conjunto apresenta redução de 20% no consumo de combustível, que pode chegar a 30% na cidade. Outro “santinho” lançado em Detroit que pode ser vendido no Brasil é o BMW Série 3 ActiveHybrid, com motor elétrico de 54cv e um 3.0 de seis cilindros em linha que gera mais de 300cv.
QUENTE Enquanto o Sonic RS vai ajudar a esquentar o verão dos americanos, trazendo sob o capô um 1.4 turbo apimentado (com 140cv de potência) e linhas para lá de “marrentas”, no Brasil o modelo pode usar o motor Ecotec 1.6. Apesar de não admitir que modelo será vendido no país, a GM do Brasil convidou um grupo de jornalistas para testá-lo nos arredores de Detroit (leia na última página). Pelo menos a marca da gravata confirma para 2013 a chegada da nova geração Malibu.
DART Quem estava devendo um desempenho mais “nervoso” era o Hyundai Veloster. Com a chegada do motor 1.6 turbo, com quase 204cv, o coreano agora ganha fôlego compatível com sua aparência. Esse pode ser um motivo para a Hyundai rever os planos de não trazer a “pimentinha” para o Brasil. Outra marca que negou a possibilidade de introduzir um modelo no Brasil foi a Chrysler, com o Dart. A justificativa é de que o modelo, que será vendido nos Estados Unidos a partir de 15.995 dólares (cerca de R$ 30 mil), chegaria com o preço acima dos R$ 150 mil (mas numa versão menos básica).
MINI-CAPTIVA Porém, antes mesmo do salão, a Chrysler já havia anunciado a chegada de outros modelos neste semestre: Jeep Compass (abaixo do R$ 100 mil); os Dodges Durango, Journey e RAM 2500; e Chrysler 300C. Mudando de Chrysler para General Motors, a Buick apresentou aos americanos o crossover compacto Encore, que no Brasil em breve há de ser lançado com a gravatinha da Chevrolet, modelo já flagrado em testes e que vem sendo chamado de mini-Captiva.
Carro de sonho, a Mercedes-Benz lança a SL Roadster com carroceria em alumínio que possibilitou a perda de 110kg. O SL500 tem motor V8 de 4.6 litros e 435cv. Com artifícios como injeção direta de combustível e sistema Start Stop, o modelo ganhou 12% de potência e reduziu 22% em consumo. O Accord Coupe Concept é mais um modelo que merece uma olhadinha, já que suas linhas revelam o que podemos esperar para o sedã em breve. Estreia também como conceito o Nissan Pathfinder, que fez nome no Brasil e, se não vier oficialmente pela marca, que tem preferido abocanhar segmentos mais volumosos, pode chegar por importadores independentes.
Dentro da nova ordem mundial
Muito mais inspiradas na adequação aos limites de emissões, a grande maioria das marcas que levaram seus produtos e conceitos para serem vistos no Salão de Detroit apresentou alguma solução “verde”, seja simplesmente reduzindo peso, combinando motor elétrico com o convencional, melhorias aerodinâmicas, redução de atrito ou resistência à rolagem. Além dos modelos já citados, que podem chegar ao mercado brasileiro (Fusion Energi, Jetta Hybrid e BMW Série 3 ActiveHybrid), existem mais muitos exemplos.
A Acura (marca de luxo da Honda) exibe o NSX Concept, um superesportivo muito aguardado pelos entusiastas com motorização híbrida. Sem recorrer aos elétricos, o Hyundai Genesis Coupe se vale da injeção direta e adoção do turbo para melhorar a eficiência de seu esportivo, que pode passar do 350cv. A Toyota aposta no NS4, conceito de um híbrido plug-in. A Bentley também abraça a causa pelo fim dos excessos. Nos novos Continental GT e GTC, equipados com motor 4.0 litros V8 biturbo de 507cv, quando a demanda é baixa, podem trabalhar apenas quatro cilindros, uma redução de 40% em consumo e emissão.
A Mercedes-Benz apresenta dois modelos com motorização híbrida: o E300 BlueTEC Hybrid, que emite 109g de CO² por quilômetro rodado; e o E400 Hybrid, que tem consumo declarado de 11,4km/l para um motor V6 de 3.5 litros de 306cv de potência. A Volvo também destaca em seu espaço uma versão conceito híbrida do XC60 que permite que o motorista escolha se quer rodar apenas no modo elétrico, além da opção de uma tocada mais forte (em que a economia de combustível vai para o espaço!).
PICAPE Apesar de existirem em grande número nas ruas de Detroit (junto com sedãs!) e de marcarem presença nos estandes, nesta edição não há lançamento de uma grande picape. Pelo contrário. A única apresentada com destaque é o conceito smart for-us, de apenas 3,55 metros de comprimento. O “brinquedo” é equipado com motor elétrico de 74cv, o mesmo usado no ForTwo elétrico.
O mercado americano recebe duas novidades no segmento de nicho, primeiro com a chegada do Fiat 500 Abarth, com motor 1.4 turbo de 135cv, e depois com o conceito Volkswagen E-Bugster, que se destaca pelo teto estilo hot rod (antigo com mecânica moderna) e as rodas aro 20. O VW é movido por um motor elétrico de 115cv. Outro conceito 100% elétrico é o Nissan e-NV200, uma mistura do modelo multiuso com o trem de força do Leaf.
O grande destaque da Chrysler é a chegada do Dodge Dart, médio que impressiona pelo acabamento, tecnologia embarcada e equipamentos de segurança (10 airbags de série). Trata-se do primeiro produto da parceria com a Fiat. Dois modelos conversíveis aparece pela primeira vez no frio de Detroit são o Porsche 911 Cabriolet e o Shelby GT500 Convertible.
OUTROS CONCEITOS Uma das mais belas aparições é o Lexus LF-LC, conceito de cupê esportivo cujo design foi pensado a partir de uma folha de papel. O interior combina muita madeira e couro, material que recobre elegantemente o belo banco esportivo. A Lincoln, divisão de luxo da Ford, também mostra o elegante MKZ Concept. Outro estudo em destaque é o Chrysler 700C, uma van com três fileiras de bancos.
A Chevrolet destaca dois novos conceitos. O Code 130R é um cupê de quatro lugares com motor turbo, sistema Start Stop e regeneração da energia em frenagens. Já o Tru 140S é um cupê mais exótico e agressivo. Os estudos são voltados para o público na faixa dos 30 anos que procura a praticidade de um sedã com o estilo de um cupê.