A ameaça das nuvens de cinza do vulcão chileno Puyehue não chegaram a ofuscar o brilho da quinta edição do salão argentino, que começou nessa sexta-feira e vai até dia 26, no Pavilhão de Exposições La Rural. A mostra portenha, que espera um público de mais de 400 mil visitantes, está elevando a temperatura de Buenos Aires, com importantes novidades, que estarão rodando em breve por ruas, avenidas e estradas no Brasil. Na verdade, as atrações começaram antes mesmo de o salão abrir as portas, já que a Ford fez, na quarta-feira, uma apresentação especial para a imprensa da nova picape Ranger, que será fabricada na Argentina e que chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre do ano que vem. Mas não é só a Ford quem brilha lá. Renault, General Motors, Volkswagen, Peugeot e outros também colocam suas cartas na mesa.
CITROËN
A linha DS, com os modelos DS3 e DS4, é a grande atração da marca francesa. Apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, o DS3 foi o primeiro da nova família e foi criado para renovar a imagem da Citroën nos principais mercados automotivos. O carrinho deve chegar ao Brasil no primeiro semestre do do ano que vem para competir com o Mini e o Fiat 500. O irmão maior e mais requintado, o DS4, segue a mesma filosofia de design e projeto e tem 4,27m de comprimento, 1,81m de largura e 1,55m de altura. O modelo foi apresentado no Salão de Paris, em outubro de 2010, e também deve desembarcar no Brasil na primeira metade de 2012. A marca também exibe o nosso C3 Picasso, que está sendo lançado no mercado argentino.
Clique aqui e veja mais novidades de Buenos Aires
FIAT
Exibe o pequeno 500 será feito no México e que chega ao Brasil em agosto, com duas opções de motor 1.4; a Evo Flex (nas versões Cult, com câmbios manual ou Dualogic); ou MultiAir (nas opções Sport Air, com manual ou automático; e Lounge Air, somente com automático). Virá de série com airbag, ABS, ar e direção.
FORD
A grande estrela é mesmo a (totalmente) nova Ranger, construída sobre nova plataforma. A picape tem motor a diesel 2.2 (Duratorq), que desenvolve 122cv de potência e 33,6kgfm de torque (depois virão mais opções, como o Duratec 2.5 flex e o Duratorq 3.2 a diesel); duas opções de tração (4x2 e 4x4); câmbio manual de seis velocidades; e rodas de 16, 17 ou 18 polegadas. A caçamba da opção cabine dupla tem 1,54m de comprimento, 511mm de altura e capacidade volumétrica para 1,21 metros cúbicos. Por dentro, os revestimentos são novos e a cabine tem 20 porta-objetos, inlcuindo compartimento refrigerado no console. A picape pode ser equipada com sistema Bluetooth com controle de voz, entrada auxiliar para iPod e MP3. O pacote de segurança inclui freios ABS e controles de tração e estabilidade.
As outras atrações do estande da Ford são: o sedã Mondeo com o novo motor 2.0 EcoBoost, de 240cv (previsto inicialmente somente para o mercado argentino), que combina elevado rendimento com baixo consumo, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades; o novo híbrido C-Max Energi; o conceito urbano Start; o Iosis Max, com portas traseira deslizantes e assentos flutuantes; o Mustang GT 500 Cabrio; e o Kinetic Design Hall, que exibe modelos (Kuga, S-Max, Focus, Fiesta e os carros de competição Focus e New Fiesta RS WRC) com essa filosofia de design.
GENERAL MOTORS
Apesar de aparecerem sob a forma de conceito para o Brasil os mais importantes são: o sedã Cobalt, que substitui Astra e Corsa Sedan e deve chegar em outubro no nosso mercado, com preços iniciais abaixo de R$ 40 mil; e a picape Colorado (chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre do ano que vem para substituir a S10), que aparece na versão cabine dupla, com motor turbodiesel 2.8, tração 4x4 e rodas de liga de 18 polegadas. Completam as atrações da GM, o elétrico Volt com sistema que conjuga motor elétrico e a combustão (1.4 a gasolina), proporcionando autonomia de até 550 quilômetros; o conceito Aveo RS, equipado com motor turbo Ecotec 1.4, de 138cv, e câmbio manual de seis velocidades; e o esportivo Camaro SS, com motor V8 de 406cv.}